19/12/2011 | Segunda-feira | 14h49

Itaqui está na mira da Rede e-TEC Brasil

Sistema do MEC visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Da esq. pra dir.: Igor, Hildebrando, Gil e Hamilton

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho reuniu-se na manhã dessa segunda-feira, 19, no gabinete, com o vereador Igor Ardais (PP). Os secretários Hamilton Berro (Fazenda) e Hildebrando dos Santos (Captação de Recursos) também participaram.

Na ocasião, o vereador informou ao prefeito que o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) está disponibilizando para Itaqui a implantação do sistema Rede e-TEC Brasil, do Ministério da Educação (MEC). Em razão disso, Igor solicitou ao prefeito um local para montagem da estrutura.

– Tão logo seja confirmada a implantação do sistema no município, estaremos disponibilizando um local e o que mais for necessário para a realização dos cursos – garantiu o prefeito Gil.

O que é o sistema Rede e-Tec Brasil?

Lançado em 2007, o sistema Rede e-Tec Brasil visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Os cursos são ministrados por instituições públicas.

O MEC é responsável pela assistência financeira na elaboração dos cursos. A estados, Distrito Federal e municípios cabe providenciar estrutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividades e demais ítens necessários para a instituição dos cursos (fonte: mec.gov.br).