08/12/2011 | Quinta-feira | 14h51

Samu/Salvar-192 completa um ano de atendimento no município

Relatório do número e tipos de atendimentos foi divulgado nesta quarta-feira, 7

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil, secretária Eliane (Saúde) e coordenadora Fabiane com a equipe do Samu/Salvar-192

Foto: Ascom PMI

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/Salvar-192) completou um ano de atendimento a ocorrências em Itaqui nesta quarta-feira, 7.

Segundo relatório divulgado pela enfermeira Fabiane D’avila, coordenadora do serviço – que possui uma equipe composta por 12 técnicos em enfermagem e condutores socorristas, divididos entre profissionais do Hospital São Patrício e da prefeitura –, de 7 de dezembro de 2010 a 30 de novembro deste ano foram realizados um total de 1.012 atendimentos.

Destes, 646 foram clínicos – atendimento a crises convulsivas e hipertensivas, síndrome de abstinência, a gestante com intercorrências e em trabalho de parto, parada cardiorrespiratória, surto psiquiátrico, crise de asma e a pacientes acamados ou que necessitavam de alguma orientação.

Já 366 atendimentos foram referentes a trauma – provocados por colisões entre carro e moto, quedas de moto, de bicicleta, da própria altura e de altura, queimadura, agressões, atropelamentos e por uso de armas de fogo e branca. Ainda houve nove chamados que se caracterizaram como trote. O relatório também informa que 13 chamados foram atendidos desde o último dia 30 de novembro até esta quarta.

Segundo Fabiane, a equipe ainda realizou este ano trabalho de divulgação e educação sobre o serviço de atendimento pré-hospitalar, cumprindo cronograma nas escolas. As atividades terão continuidade em 2012.

– Acreditamos que o Samu vem desenvolvendo importante papel em nossa comunidade, salvando vidas e evitando sequelas nos traumas. O esforço da atual administração em implantar o serviço, demonstra respeito e preocupação com a saúde da população – conclui a coordenadora.