12/01/2012 | Quinta-feira | 17h34

Prefeito visita projeto e escolas do município

Na escola Vicente Solés, Gil conheceu a recém construída quadra poliesportiva

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Melissa (E), Martha, Roséli e Gil diante da recém construída quadra poliesportiva

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho, a convite da secretária de Educação, Martha Luzia Delgado, esteve no final da manhã desta quinta-feira, 12, visitando a Escola Municipal Vicente Solés, o polo da ADCC – Associação Desportiva e Cultural Camil – do projeto social Cidadão em Ação e a Escola de Educação Infantil Gládis Fernandes.

Acompanhado da secretária Martha e de Melissa Teixeira, responsável pelo transporte escolar da Secretaria, e recebido pela diretora Roséli Michelim, o prefeito conheceu a quadra poliesportiva recém construída na escola Vicente Solés. Com área de 648 m², a quadra foi concebida com verba captada pela prefeitura junto ao Ministério dos Esportes, no valor de R$ 110.449,60.

O educandário tem cerca de 350 alunos, que a partir do início do ano letivo poderão realizar as atividades físicas na própria escola, já que antes tinham que caminhar até o Parcão – 2,5 quadras – para realizá-las.

Logo após, Gil, Martha e Melissa foram até a ADCC, onde funciona, em parceria com a empresa Camil Alimentos, um dos polos do Cidadão em Ação. Lá, foram recebidos pela coordenadora do polo Lizete Villanova, que mostrou ao prefeito as duas estufas que foram inauguradas na segunda, 9, onde estão sendo cultivados tomate, pimentão e morango, sendo que os tomates por meio de um sistema chamado de ‘gotejamento em espaguete’, utilizando casca de arroz carbonizada como substrato. A técnica, desenvolvida pelo técnico agrícola Ivan de Souza, da Secretaria de Agricultura, é pioneira em Itaqui.

Gil ainda comeu um prato de arroz com galinha e feijão, já que no momento da visita estava sendo servido o almoço para a gurizada.

O polo da ADCC assiste, no turno inverso ao da escola, cerca de 150 crianças e adolescentes do bairro 24 de Maio e arredores. Elas têm entre 8 e 16 anos e participam de diversas atividades educacionais, culturais e esportivas.

Por fim, o prefeito foi até a Escola de Educação Infantil Gládis Fernandes, localizada no bairro Vila Nova. Ele, a secretária Martha e Melissa foram recebidos pela diretora Édna Fioravante. Na ocasião, Gil brincou com as crianças, conversou com as atendentes, comeu um pedaço de cuca de banana e ouviu algumas reivindicações da diretora.

O prefeito ficou muito satisfeito ao saber que a pintura interna do prédio foi realizada pelos servidores CIEE’s – Centro de Integração Empresa Escola. Para Gil, a atitude demonstra o comprometimento de todos para com o educandário.

A Gládis Fernandes tem cerca de 100 alunos, matriculados no Maternal I e II e no Berçário.

<<   |   >>