05/03/2012 | Segunda-feira | 10h33

Arquitetos realizam levantamento fotográfico do antigo Mercado Público

Também foram feitas medições na estrutura para montagem de um diagnóstico da atual situação do prédio

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Magali (C) e sua equipe analisam a planta do prédio

Foto: Juliano Barbosa

Na manhã do sábado, 03, a arquiteta Magali Gonçalves e sua equipe de trabalho estiveram no antigo Mercado Público – declarado em dezembro de 2009, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), patrimônio histórico do Rio Grande do Sul – realizando levantamento fotográfico e medições na estrutura para montagem de um diagnóstico da atual situação do prédio.

A ideia inicial do projeto de restauração do antigo Mercado Público prevê para o local as seguintes estruturas: Departamento Municipal de Cultura; Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo; Biblioteca Municipal; Arquivo Público Municipal; Setor de Informações Turísticas; Setor de Administração do prédio; museu sobre a história do Mercado; loja de souvenires; espaço para exposições itinerantes; bancas para comercialização de produtos típicos da região; sala de oficinas culturais e de artesanato; livraria cultural; auditório e mirante com vista para o Rio Uruguai.

A bageense Magali, além de trabalhar na restauração de 10 prédios históricos em Bagé durante os mandatos – 2001 a 2008 – do então prefeito Luiz Fernando Mainardi, ajudou a restaurar antigas edificações em Santa Vitória do Palmar e Candiota. Em ambas as oportunidades, foram captados recursos por meio das leis de Incentivo à Cultura (LIC) e Rouanet.

Acompanharam o trabalho da arquiteta e sua equipe os secretários Marcos dos Santos (Cultura) e Augusto Seckler (Obras), o assessor especial de Gabinete, Isaac de Oliveira, a arquiteta itaquiense Nice Marques – membros da Comissão para Estudos do Mercado Público, responsável pela condução dos trabalhos de restauração do prédio – e o secretário de Serviços Urbanos, Valdir Fontela – a Secretaria funciona no local.