01/03/2012 | Quinta-feira | 15h08

Prefeito participa em São Borja de sessão solene comemorativa ao 93º ano de nascimento do ex-presidente Jango

Gil foi o orador oficial da sessão

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil durante o seu discurso na Câmara de Vereadores de São Borja

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho participou na manhã desta quinta-feira, 01, na Câmara de Vereadores de São Borja, de sessão solene em homenagem ao 93º ano de nascimento do ex-presidente João Belchior Marques Goulart, o Jango, nascido em São Borja no dia 1º de março de 1919.

Gil, que foi convidado pelo presidente da Casa, Beto Souza (PTB), para ser o orador oficial, discorreu durante cerca de 20 minutos sobre a trajetória política de Jango, abordando episódios marcantes de sua passagem pela presidência da República, assim como sua ligação com Itaqui, já que estudou na Escola Santa Teresa de Jesus. No plenário, atentos ao discurso, estavam, em sua maioria, alunos de escolas estaduais do município vizinho.

– Estamos aqui homenageando aquele que foi uma das figuras mais ilustres da história política deste país. Jango permanece vivo em nossa memória e na de milhões de trabalhadores brasileiros, por quem ele tanto lutou e acabou exilado – lembrou o prefeito.

Na oportunidade, pela sua participação no evento, Gil foi presenteado com uma pequena moldura de vidro, no formato de um porta-retrato, contendo uma foto de Jango e um texto de agradecimento assinado pelo presidente Beto e pelo secretário Roque Feltrin (PDT). Também foi exibido o documentário ‘Gaúchos que Marcaram o Século 20’, produzido pela RBS TV.

O secretário da Fazenda, Hamilton Berro, acompanhou o prefeito à ‘Terra dos Presidentes’. A sessão ainda contou com as presenças do prefeito de São Borja e presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Mariovane Weis, da viúva de Percy Penalvo – administrador da fazenda uruguaia de Jango, no município de Taquarembó –, Celeste Penalvo, entre outros convidados.

<<   |   >>