02/04/2012 | Segunda-feira | 11h31

Rotary projeta, monta e instala aquecedores solares na Fundação Venâncio Ramos da Silva

Painéis artesanais foram instalados na manhã do sábado, 31

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Um dos painéis sendo montado

Foto: Juliano Barbosa

Baseado em um projeto desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná, e a exemplo de outros clubes de Rotary espalhados pelo Brasil afora que são parceiros de instituições que atendem crianças, o Rotary Club de Itaqui desenvolveu o seu projeto e instalou dois aquecedores solares na Fundação Venâncio Ramos da Silva (Funvers).

A instalação dos painéis artesanais ocorreu no final da manhã do sábado, 31. Estiveram presentes a vice-prefeita Claudete Machado, a presidente da Funvers e secretária de Administração, Ana Cabreira, a vice Ieda Brum, a presidente do Rotary, Patrícia Lima, além de outros rotarianos, membros da administração municipal e de representantes da imprensa. Logo após, foi servido um almoço para selar a parceria e o momento de confraternização.

O projeto

O projeto desenvolvido pelo Rotary Club de Itaqui consiste na montagem de aquecedor solar com uso de objetos descartáveis, como garrafas PET e embalagens longa vida, além de tubos de PVC.

A montagem do painel é simples: as garrafas PET são conectadas umas às outras formando fileiras – no caso dos painéis instalados na Funvers, de 20 por 5 –, totalizando o uso de 100 garrafas. Dentro delas passam pequenos tubos de PVC por onde circula a água, que por sua vez é aquecida através das embalagens longa vida acomodadas no interior de cada garrafa. Elas são pintadas de preto em sua parte interna, ou seja, no lado aluminizado da embalagem. Ao serem introduzidas nas garrafas, são posicionadas com a pintura voltada para cima, de frente para o sol. As garrafas e os tubos são fixados a uma estrutura formada também por tubos de PVC.

Baixo custo e redução no consumo de energia elétrica

Cada aquecedor solar instalado na Funvers custou R$ 80,00. Eles foram instalados no telhado e conectados a uma caixa d’água com capacidade para 500 litros. O uso do aquecedor dispensa a utilização de chuveiro elétrico e das torneiras com aquecedores nas cozinhas, reduzindo consideravelmente o consumo de energia elétrica. No inverno, a água pode chegar a uma temperatura de 37º. No verão, pode passar dos 40º.