24/05/2012 | Quinta-feira | 11h39

De 0 a 9, CRAS/Acolher alcança indicador 8 em censo realizado pelo Sistema Único de Assistência Social

Resultado possibilitará um aporte maior de recursos no município

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Reunião de apresentação do Censo SUAS 2011 ao prefeito e à vice

Foto: Juliano Barbosa

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulga anualmente o ranking nacional com Indicadores de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), segundo o Censo SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que variam de 0 a 9. Na ocasião, são analisados quatro quesitos: horário de funcionamento; estrutura física; atividades realizadas e recursos humanos.

No ranking de 2011, o CRAS/Acolher alcançou indicador 8, ficando em 1º lugar no Estado na categoria 'Município de Pequeno Porte II', que abrange cidades com população entre 20 mil e 50 mil habitantes. Em relação a 2010, o crescimento foi de quatro pontos.

– A melhora no ranking significa um aporte maior de recursos financeiros no município – explica o psicólogo Marcos Generoso, responsável pela captação de recursos no CRAS/Acolher.

Na prática, o CRAS/Acolher passará dos R$ 7 mil mensais que recebe do Ministério para R$ 13 mil, valor utilizado na manutenção dos serviços.

A avaliação do CRAS/Acolher foi realizada em novembro do ano passado pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do RS, através da coordenadora Liana Plasse.

O resultado do Censo SUAS 2011 foi mostrado ao prefeito Gil Marques Filho e à vice Claudete Machado, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 24, no gabinete do prefeito. Além de Marcos, estiveram presentes a coordenadora do CRAS/Acolher, Cláucia Britto, o secretário municipal do Trabalho e Assistência Social, Cristiano Rheinheimer, e as assistentes sociais Tainandria Passos e Amanda Severo.