21/05/2012 | Segunda-feira | 08h51

Feira da Saúde movimenta a Praça Marechal Deodoro da Fonseca

Atendimentos e serviços foram prestados gratuitamente à comunidade

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Feira movimentou a Praça Central durante todo o sábado

Foto: Juliano Barbosa

A Secretaria de Saúde realizou no sábado, 19, das 8h às 17h30min, na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, a 6ª edição da Feira da Saúde.

Na ocasião, diversos atendimentos e serviços foram prestados gratuitamente à comunidade, como por exemplo, verificação de pressão arterial; consultas e triagens para cirurgias através da unidade móvel da Clínica Oftalmológica de Rosário do Sul; vacinação contra a gripe; consultas médicas com endocrinologista e clínicos gerais; informações sobre programas e atendimentos da Saúde; apresentação de trabalhos – dentre eles o da ‘Rádio do Coração’ – e artesanatos realizados pelos usuários do CAPS/Mentes Brilhantes, e oficina de beleza em parceria com o ProJovem.

Também houve mateada, com distribuição de erva-mate e água quente; demonstração de equipamentos com visita à ambulância do SAMU; teste de aptidão física com profissionais da Academia ‘Movimentus Fitness’; distribuição de preservativos e brindes; cadastramento para o cartão SUS; orientações sobre o teste da orelhinha com o serviço de fonoaudiologia; cadastramento de diabéticos e hipertensos; atendimento odontológico e coletas para exames de HIV e de hepatite; escovação dental coletiva para crianças, com distribuição de kits de escovação, e exposição de trabalhos das entidades participantes.

Mas não parou por aí, pois ainda foram realizados testes de glicose; apresentação de alunos da APAE e da Academia GAP; orientações médicas, odontológicas, nutricionais e de enfermagem; demonstração de resgate veicular com o Corpo de Bombeiros de Itaqui; orientações e informações com as equipes de vigilância sanitária e de combate à dengue, e aula ‘Trânsito Seguro’, com o CFC Moróca. A criançada presente ainda pôde se divertir com brinquedos infláveis.

A abertura, que contou com a presença do prefeito Gil Marques Filho e da primeira-dama Adília Marques, teve apresentação da Banda Municipal e do projeto Ginástica nos Bairros, além do lançamento do ‘Programa de Prevenção contra a Violência Doméstica e no Trânsito’, com o Comitê de Prevenção contra a Violência Doméstica e no Trânsito, composto pela Brigada Militar, CFC Moróca, Divisão de Trânsito (DITRAN), secretarias de Saúde e de Educação, e Assessoria de Políticas de Gênero.

O tempo encoberto e a chuva fina que caiu algumas vezes não foram empecilho para o público, que prestigiou a feira em grande número, tanto de manhã quanto à tarde, usufruindo dos atendimentos e serviços oferecidos.

*Confira mais fotos no link Álbum de Imagens

<<   |   >>