04/05/2012 | Sexta-feira | 09h56

Prefeito presta contas na Câmara de Vereadores do exercício de 2011

Gil fez um apanhado das ações e investimentos do governo durante o referido período

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito fala aos vereadores sobre o exercício de 2011. Ao seu lado, o presidente da Casa, Lauro Hendges

Foto: Juliano Barbosa

Na noite desta quinta-feira, 3, em cumprimento ao Art. 20 da Lei Orgânica do Município, o prefeito Gil Marques Filho prestou contas do exercício de 2011 em sessão especial da Câmara de Vereadores. Na ocasião, Gil fez uma explanação ampla sobre as ações e investimentos do governo em áreas como obras, funcionalismo, saúde, educação e assistência social.

O prefeito falou sobre as obras da Vila Angico, paradas momentaneamente em razão de alguns entraves burocráticos; asfaltamento e calçamento de ruas; construção do Crechão; microdrenagem no bairro Dr. Ayub; aquisição de máquinas e veículos; entrega da cesta básica a todos os servidores; reajustes salariais; implantação do cartão Refeisul; parceria com o Hospital São Patrício, por meio de plantões cirúrgicos, obstétricos, entre outros; inauguração do posto de saúde ESF Rio Uruguai, no bairro Cerrinho Dois Umbus; parceria com a Unipampa, através da doação de terreno para ampliação do campus; ampliação de escolas do interior, com construção de novas salas de aula e laboratórios de informática com computadores conectados à internet; aquisição de modernos ônibus escolares; construção de quadra poliesportiva; desenvolvimento de programas sociais como o 'Capacitar Você' e o 'ProJovem Trabalhador', além da dificuldade para liberar verbas em Brasília, o que por muitas vezes impede uma ação mais eficaz do governo.

Gil ainda aproveitou para citar alguns números referentes ao exercício, como por exemplo, os R$ 60 milhões arrecadados – crescimento de 14% em relação aos anos anteriores; o índice de 48% de comprometimento da receita com a folha salarial – dentro do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal –, o que equivale a R$ 29,8 milhões, além dos R$ 5,3 milhões investidos em obras e outros serviços. Estes e outros dados foram projetados em um telão pelo secretário da Fazenda, Hamilton Berro, para que os vereadores pudessem acompanhar em detalhes o que estava sendo dito pelo mandatário. Logo após, foi aberto espaço para manifestações dos parlamentares.

A sessão especial, presidida pelo vereador Lauro Hendges e realizada no Plenário Olsy Marenco Silveira, contou com as presenças da vice-prefeita Claudete Machado, de secretários e assessores do governo, da imprensa e do público em geral.

<<   |   >>