19/06/2012 | Terça-feira | 15h05

Gil e Claudete conhecem o projeto da Semana Farroupilha 2012

A novidade fica por conta da mudança do local do desfile e da chegada da Chama Crioula

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Márcio de Barros, coordenador da Cosfa 2012, apresenta o projeto

Foto: Juliano Barbosa

Na manhã desta terça-feira, 19, a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa 2012) – '22 Anos Semeando a Tradição' apresentou ao prefeito Gil Marques Filho e à vice Claudete Machado o projeto da Semana Farroupilha deste ano, que terá como tema 'Festejos Farroupilhas, Nossas Raízes'.

A novidade em relação aos anos anteriores é que o Desfile de 20 de Setembro será realizado na Rua D. Pedro II, na quadra do Parcão, e não mais na Rua Independência, na altura da Praça Marechal Deodoro da Fonseca.

Das 21 entidades tradicionalistas participantes, seis estarão concorrendo ao prêmio máximo de R$ 3 mil e ao Troféu Manoelito de Ornellas. São elas: Piquete Cavalaria Farrapa; Piquete Espora do Rio Grande; Piquete Mula Preta; Piquete Da Amizade; Piquete José de Almeida Carpes e Piquete Estouro de Tropa. Também serão premiados o segundo, terceiro, quarto e quinto lugares, que levarão para casa, respectivamente, R$ 2 mil, R$ 1 mil, R$ 600,00 e R$ 400,00.

Os homenageados deste ano são: Domingos Fossari e Breno Almeida, que receberão a Medalha Rincão da Cruz, e Elizéa Bonapace, que será agraciada com a Medalha Orlando Jorge Degrazia.

O Peão e a Prenda do município serão conhecidos neste final de semana. O Concurso Peão e Prenda de Itaqui ocorre nos dias 23 e 24, no CTG Rincão da Cruz. Para participar, o Peão tem que ter idade entre 18 e 24 anos e a Prenda entre 16 e 24.

A outra novidade deste ano é a realização do Baile Municipal Tradicionalista, marcado para o dia 3 de agosto, no Piquete Don Lagarto. Mesas custarão R$ 50,00 e ingressos serão vendidos a R$ 10,00. A animação ficará a cargo do grupo itaquiense Balanço da Fronteira.

Vale lembrar que a Fazenda Santa Rita é a hospedeira da Chama Crioula do Município 2011/12. Os cavalarianos partirão da propriedade rural até a cidade para a solenidade de acendimento do Candeeiro Crioulo e consequente abertura da Semana Farroupilha, que também acontecerá no Parcão, no dia 14 de setembro.

Já a Chama Crioula do Estado aportará em Itaqui no dia 10 de setembro. Um grupo de cavalarianos buscará uma centelha na cidade de São Miguel das Missões no dia 1º de setembro. Venâncio Aires sedia o acendimento da Chama do Estado no dia 18 de agosto.

Gil e Claudete gostaram muito do que viram.

– O projeto foi muito bem elaborado. Temos tudo para realizar uma grande Semana Farroupilha – disse o prefeito.

– Parabéns a todos vocês e sucesso na execução do projeto – desejou a vice-prefeita.

Coordenada por Márcio de Barros, representante da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, e pelo vice Gerson Morgental, que representa a Brigada Militar, a Cosfa 2012 conta também com os seguintes membros: Mariele Souza (1º secretário, representante do Piquete Espora do Rio Grande); Alizio Silva (2º secretário/CTG Cristóvão Pereira de Abreu); Miguel Ananias (Dep. Campeiro/CTG Rincão da Cruz); Getulio Gomes (Dep. Campeiro/Polícia Civil); tenente Luis Pies (Dep. Campeiro/1º RC Mec); Julio Ubiratan dos Reis (Dep. Cultural/CTG Cristóvão Pereira de Abreu); Nilza Martins (Dep. Cultural/Piquete José de Almeida Carpes) e Richard Medeiros (Dep. Cultural/CTG Rincão da Cruz).