20/06/2012 | Quarta-feira | 12h43

Prefeito assina contrato com empresa para coleta, transporte e destinação final do lixo

Resíduos serão levados semanalmente para aterro sanitário em Giruá

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Tomazetti, ao lado do prefeito Gil, assina o contrato de prestação de serviço de coleta, transporte e disposição final de resíduos sólidos gerados em Itaqui

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho e o proprietário da Ansus Coleta de Resíduos, Elton Tomazetti, assinaram na manhã desta quarta-feira, 20, contrato de prestação de serviço de coleta, transporte e disposição final de resíduos sólidos gerados em Itaqui. O ato ocorreu no gabinete do prefeito e contou com a presença de secretários, assessores, vereadores e imprensa.

O contrato, válido até dezembro de 2012, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses, prevê a coleta do lixo pelas ruas da cidade, transbordo – os resíduos não poderão permanecer no local de transbordo por um período de tempo superior a 48 horas – e transporte do mesmo até um aterro sanitário localizado em Giruá, distante 300 km de Itaqui.

Em média, são geradas 15 toneladas/dia de lixo no município, o que equivale a 450 toneladas/mês. Segundo Tomazetti, serão necessárias cerca de quatro viagens semanais para Giruá. Para tanto, o transporte será feito por uma carreta com caçamba com capacidade de 60 m³. Já a coleta será realizada por dois caminhões equipados com compactador, sistema de coleta e armazenamento de chorume, com capacidade de 15 m³.

A ideia da Ansus é começar a operar no dia 2 de julho. Até lá, serão contratados e treinados por engenheiros e técnicos da empresa cerca de 15 pessoas, todas de Itaqui. Sobre a coleta, Tomazetti adiantou à imprensa que a realizada no Centro da cidade poderá passar do turno da manhã para o da noite – segundo consta no contrato, a coleta deve acontecer em dois turnos, sendo que o primeiro com início às 6h30min, intervalo de uma hora e término às 14h30min, e o segundo a partir das 15h, com intervalo de uma hora e término às 24h.

A Ansus Coleta de Resíduos, vencedora da Concorrência Pública nº 001/2012, também presta serviço nas cidades de Cruz Alta, Livramento, São Gabriel e Dom Pedrito. A empresa montará escritório em Itaqui. A sede está localizada em Santa Maria.

– Com a contratação da Ansus, ganha a saúde pública de Itaqui, ganha a sociedade, ganhamos todos nós – afirmou o prefeito, em entrevista às emissoras de rádio.

Vale lembrar que o atual local onde o lixo é depositado, em área localizada no Acesso Sul a Itaqui, será desativado, funcionando somente para transbordo e separação do lixo orgânico – que será transportado para Giruá – do reciclável, que ficará em Itaqui para ser comercializado pelos catadores, que tiram dele seu sustento e de seus familiares.