19/06/2012 | Terça-feira | 11h50

Projeto de restauração do Mercado Público é apresentado no IPHAE

Reunião contou com as presenças do prefeito Gil e do diretor do instituto, Eduardo Hahn

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Reunião no IPHAE para apresentação do projeto de restauro do Mercado Público

Foto: Divulgação

O prefeito Gil Marques Filho participou na tarde da segunda-feira, 18, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), em Porto Alegre, de uma reunião para apresentação do projeto de restauração do prédio do antigo Mercado Público, declarado pelo IPHAE em dezembro de 2009, patrimônio histórico do Rio Grande do Sul.

Também estiveram presentes à reunião, que contou com a participação do diretor do IPHAE, Eduardo Hahn, a arquiteta bajeense Magali Gonçalves, responsável pelo projeto do Mercado Público, e alguns integrantes de sua equipe, entre os quais a arquiteta Renata Copatti, que desenvolve uma tese de mestrado sobre a histórica edificação itaquiense.

Segundo o prefeito, a reunião serviu para uma avaliação preliminar do IPHAE do projeto de restauro, já que uma vez tombado, o prédio não pode ser demolido ou ter alterado o projeto original, ficando permitido apenas o processo de restauração, desde que preserve as características originais da época em que fora construído.

– A reunião foi muito positiva. O projeto é belíssimo – disse Gil.

Tão logo o projeto seja aprovado pelo IPHAE, será iniciada nova etapa: a da busca de financiamento para execução da obra, o que pode acontecer por meio das leis de Incentivo à Cultura (LIC) e Rouanet.

O projeto

O projeto de restauração do antigo Mercado Público prevê para o local as seguintes estruturas: Departamento Municipal de Cultura; Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo; Biblioteca Municipal; Arquivo Público Municipal; Setor de Informações Turísticas; Setor de Administração do prédio; museu sobre a história do Mercado; loja de souvenires; espaço para exposições itinerantes; bancas para comercialização de produtos típicos da região; sala de oficinas culturais e de artesanato; livraria cultural; auditório e mirante com vista para o rio Uruguai.

Experiência em restauro

A arquiteta Magali Gonçalves, além de trabalhar na restauração de 10 prédios históricos em Bagé durante os mandatos – 2001 a 2008 – do então prefeito Luiz Fernando Mainardi, ajudou a restaurar antigas edificações em Santa Vitória do Palmar e Candiota. Em ambas as oportunidades, foram captados recursos através da LIC e da Rouanet.