02/07/2012 | Segunda-feira | 10h19

'Quando o Devaneio é Cotidiano' é lançado durante solenidade festiva no Prezewodowski

Livro reúne poesias de 25 usuários do CAPS Mentes Brilhantes

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Usuários autores do livro 'Quando o Devaneio é Cotidiano'

Foto: Juliano Barbosa

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mentes Brilhantes realizou na última sexta-feira, 29, no Teatro Prezewodowski, solenidade de lançamento do livro 'Quando o Devaneio é Cotidiano', que reúne poesias de 25 usuários do Mentes Brilhantes, fruto de oficina terapêutica de arte e expressão iniciada em 2011 e que levou o nome de 'Varal do Devaneio'.

Coordenado pela terapeuta ocupacional Camille Fernandes, o projeto chegou ao ápice na tarde festiva da sexta, onde os usuários foram o centro das atenções. Sentados lado a lado no palco da Casa de Espetáculos – nem todos puderam estar presentes –, entoaram os hinos Nacional e Rio-Grandense e ouviram as manifestações elogiosas das autoridades, entre as quais a do prefeito Gil Marques Filho, da secretária de Saúde, Eliane Goulart, da coordenadora do CAPS Mentes Brilhantes, Lautia Boaz, do vice-presidente da Associação dos Usuários, Familiares e Amigos dos CAPS de Itaqui (Aufaci), José Antônio Maciel, e da vereadora Mara Ayub, na ocasião representando o Poder Legislativo.

– Fico feliz pelos talentosos autores do livro, pelo projeto muito bem desenvolvido e, principalmente, pelo trabalho realizado com amor e carinho por todos vocês do CAPS Mentes Brilhantes – disse o prefeito.

Logo após, cada um dos poetas e poetisas recebeu da terapeuta Camille um exemplar do livro. As autoridades também foram presenteadas. O prefeito Gil e a vereadora Mara chegaram a ler duas poesias, para alegria dos autores, familiares e público presentes.

O evento ainda teve palestra da psicóloga convidada, Flávia Roberta Mathias, graduada pela Universidade do Planalto Catarinense, com ênfase em Psicologia Social e da Saúde, e da terapeuta Camille. Ambas, que falaram juntas sobre a importância das políticas públicas em saúde mental, tiveram a agradável companhia de dois usuários durante a apresentação. Encarregada de encerrar a solenidade, a Invernada 'Loco' de Bagual, do Mentes Brilhantes, subiu ao palco e apresentou seu variado repertório de danças típicas gaúchas, fechando o lançamento com chave de ouro. Na sequência, foi servido um coquetel.

Segundo a coordenadora Lautia Boaz, quem tiver interesse em adquirir um exemplar do livro, basta fazer contato com o CAPS Mentes Brilhantes – Rua Clemente Godinho, 207 –, de segunda a sexta, das 8h às 18h, através do (55) 3433-7490. A quantia arrecadada será revertida para a Aufaci. O custo é R$ 20,00.

Confira abaixo a lista com os nomes dos 25 autores do livro 'Quando o Devaneio é Cotidiano':

> Ana Valusia Corrêa Ramos
> Aparício Gonçalves Vieira Filho