13/08/2012 | Segunda-feira | 14h21

AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar é realizado em Itaqui

Projeto foi executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Peça teatral prendeu a atenção da gurizada

Foto: Juliano Barbosa

Em parceria com a AES Sul, a Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 9 e 10, no ginásio do 1º RC Mec Sá Britto, o projeto AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar, que envolveu professores e estudantes das redes municipal e estadual de ensino.

A estrutura montada no ginásio, chamada pela AES Sul de 'Planeta do Saber (Espaço Ciência e Espaço Teatro Multimídia)', esteve aberta à visitação nos turnos da manhã, tarde e noite, para alegria dos mais de dois mil estudantes que circularam pelo local durante os dois dias do evento, assistindo à peça de teatro e demonstrações sobre o uso racional de energia.

O prefeito Gil Marques Filho esteve presente no evento na manhã da quinta-feira, 9. Recebido pela secretária municipal de Educação, Martha Luzia Delgado, pelo coordenador operacional da AES Sul em São Borja e Itaqui, Cristiano Pires, e pelo comandante do 1º RC Mec, tenente-coronel Carlos Magno do Nascimento, Gil assistiu ao espetáculo teatral e caminhou pelo Espaço Ciência.

O ciclo de atividades começou dois dias antes, na terça-feira, 7, no Colégio Estadual São Borja, em São Borja, com a realização do Seminário para Professores AES Sul na Comunidade. Além de professores de Itaqui, estiveram presentes na cidade vizinha educadores de São Francisco de Assis e Santiago.

O projeto Educar para Transformar contempla ainda a realização em toda a rede pública escolar do denominado 'Concurso de Trabalhos e Projetos para a Formação de uma Sociedade Sustentável'.

O projeto

Com investimentos de aproximadamente R$ 6,5 milhões, o projeto AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar atingirá 150 mil estudantes e mais de oito mil professores em cerca de 160 ações. O objetivo principal é tratar do uso adequado e seguro de energia elétrica e temas transversais ligados à sustentabilidade nas cidades, como água, lixo e mobilidade.

Em 2012, serão contemplados 39 municípios da área de concessão da empresa. As atividades envolvem as comunidades de forma gratuita (fonte: aessulnacomunidade.com.br).

<<   |   >>