02/08/2012 | Quinta-feira | 15h12

Secretaria Municipal de Educação forma parceria com a AES Sul

Professores e estudantes participarão do projeto Educar para Transformar, da concessionária de energia elétrica

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Público durante o Teatro Multimídia O Inspetor Intergaláctico

Foto: Paula Boscato

A Secretaria Municipal de Educação realizará, em parceria com a AES Sul, o projeto AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar, envolvendo professores e estudantes das redes municipal e estadual de ensino. O ciclo de atividades começa na próxima terça-feira, 7, no Colégio Estadual São Borja, em São Borja, com a realização do Seminário para Professores AES Sul na Comunidade.

Segundo a secretária municipal de Educação, Martha Luzia Delgado, será disponibilizado transporte para a condução dos professores que se credenciaram para participar do seminário. Também estarão presentes na cidade vizinha educadores de São Francisco de Assis e Santiago.

Além disso, em Itaqui estão programadas visitas a uma grande estrutura que será montada no ginásio do 1º RC Mec Sá Britto, chamada pela AES Sul de 'Planeta do Saber (Espaço Ciência e Espaço Teatro Multimídia)'. A visitação ao local ocorrerá dias 9 (manhã, tarde e noite) e 10 (manhã e tarde), nos seguintes horários: 8h às 12h, 13h15min às 17h e 19h às 22h. A previsão é de que mais de dois mil estudantes circulem pelo Planeta Saber durante os dias do evento.

O projeto Educar para Transformar contempla ainda a realização em toda a rede pública escolar do denominado 'Concurso de Trabalhos e Projetos para a Formação de uma Sociedade Sustentável'.

– A Secretaria, no âmbito de suas atribuições, agendou as visitas ao Planeta do Saber, orientou o credenciamento para o seminário em São Borja e estimulou as redes municipal e estadual a participar do concurso educativo, tendo consciência da validade e do alcance deste projeto de múltiplas intenções sociopedagógicas – informa a secretária Martha.

O projeto

Com investimentos de aproximadamente R$ 6,5 milhões, o projeto AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar atingirá 150 mil estudantes e mais de oito mil professores em cerca de 160 ações. O objetivo principal é tratar do uso adequado e seguro de energia elétrica e temas transversais ligados à sustentabilidade nas cidades, como água, lixo e mobilidade.

Em 2012, serão contemplados 39 municípios da área de concessão da empresa, entre eles Itaqui. As atividades envolverão as comunidades de forma gratuita (fonte: aessulnacomunidade.com.br).

Fonte: Secretaria Municipal de Educação