17/09/2012 | Segunda-feira | 12h36

Aberta a Semana Farroupilha 2012

Candeeiro crioulo foi aceso pelo tradicionalista Jone Silveira, proprietário da Fazenda Santa Rita, hospedeira da Chama

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Jone Silveira acende o candeeiro crioulo

Foto: Juliano Barbosa

Com o acendimento do candeeiro crioulo pelo tradicionalista Jone Silveira, proprietário da Fazenda Santa Rita, hospedeira da Chama Crioula de Itaqui, começou oficialmente no final da tarde da sexta-feira, 14, a Semana Farroupilha 2012, que tem o tema 'Festejos Farroupilhas, Nossas Raízes'.

Organizada pela Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa 2012 – 22 Anos Semeando a Tradição), a Semana Farroupilha deste ano teve sua abertura, assim como terá o desfile de 20 de Setembro e o encerramento dos festejos farroupilhas, realizada na Rua Dom Pedro II, em frente ao Parcão, para onde foram transferidos o candeeiro crioulo e os mastros onde estão hasteadas as bandeiras do Brasil, do Estado e de Itaqui, antes localizados na Praça Marechal Deodoro da Fonseca. Centenas de cavaleiros, vindos da Santa Rita, distante 31 km, tomaram conta do local. Entre eles estavam os Cavaleiros do Botucaraí, do município de Candelária. O grupo é conhecido em todo o Estado por realizar cavalgadas para resgatar a história do povo gaúcho.

Durante a solenidade, que também contou com a presença de autoridades, imprensa e um expressivo público, foram realizados o acendimento do candeeiro crioulo, a transferência de centelhas da Chama às entidades tradicionalistas, o hasteamento das bandeiras, o discurso do secretário municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Marcos dos Santos, e apresentações do Coral da Melhor Idade (Assistência Social), do projeto Aprenda Violão no Seu Bairro (Esporte, Cultura e Lazer), da Invernada Artística 'Loco' de Bagual (Caps Mentes Brilhantes) e do grupo folclórico Arte Chamameceros.

Homenageados

Os homenageados da Semana Farroupilha 2012, que se encerra às 17h do dia 20, são: Domingos Fossari e Breno de Almeida (Medalha Rincão da Cruz), e Elizea Bonapace (Medalha Orlando Jorge Degrazia).

Desfiles

No próximo dia 20, das 21 entidades tradicionalistas participantes do desfile, que começa às 10h, seis estarão concorrendo ao prêmio máximo de R$ 3 mil e ao Troféu Manoelito de Ornellas. São elas: Piquete Cavalaria Farrapa; Piquete Espora do Rio Grande; Piquete Mula Preta; Piquete Da Amizade; Piquete José de Almeida Carpes e Piquete Estouro de Tropa. Também serão premiados o segundo, terceiro, quarto e quinto lugares, que levarão para casa, respectivamente, R$ 2 mil, R$ 1 mil, R$ 600,00 e R$ 400,00.

Chama do Estado

Vale lembrar que Itaqui buscou uma centelha da Chama Crioula do Estado. No início deste mês, um grupo de cavaleiros a trouxe da cidade de São Miguel das Missões, distante 322 km, até a Fazenda Santa Rita. Venâncio Aires foi o município que sediou o acendimento da Chama do Estado. O evento ocorreu no último dia 19 de agosto.

Cosfa 2012

Coordenada por Márcio de Barros, representante da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, e pelo vice Gerson Morgental, que representa a Brigada Militar, a Cosfa 2012 conta ainda com os seguintes membros: Mariele Souza (1º secretário, representante do Piquete Espora do Rio Grande); Alizio Silva (2º secretário – CTG Cristóvão Pereira de Abreu); Miguel Ananias (Departamento Campeiro – CTG Rincão da Cruz); Getulio Gomes (Dep. Campeiro – Polícia Civil); tenente Luis Pies (Dep. Campeiro – 1º RC Mec); Julio Ubiratan dos Reis (Departamento Cultural – CTG Cristóvão Pereira de Abreu); Nilza Martins (Dep. Cultural – Piquete José de Almeida Carpes) e Richard Medeiros (Dep. Cultural – CTG Rincão da Cruz).

<<   |   >>