09/10/2012 | Terça-feira | 16h14

Educação premia vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Evento ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Alunos premiados

Foto: Divulgação/Sec. Educação

Na última sexta-feira, 5, no plenário da Câmara de Vereadores, foram premiados os vencedores e professores da 3ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Na ocasião, foram reconhecidos os trabalhos de 13 alunos das escolas municipais e de seus professores. Receberam medalhas e certificados quatro produções nas categorias Artigo de Opinião, Crônica, Memórias e Poema. O evento contou com as presenças da prefeita em exercício, Claudete Machado, e da secretária municipal de Educação, Martha Luzia Delgado.

Os textos foram avaliados por uma comissão julgadora formada pelas professoras Araci dos Santos Barboza, Judayba Píffero Signoretti, Melissa Bonetti Buzatti, Miguelina Gonçalves de Oliveira e Telma de Paula dos Reis.

Abaixo, confira quem foram os vencedores da etapa municipal da 3ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro:

Aluna: Mariana da Silva de Souza
Categoria: Artigo de Opinião
Título: Ler é para todos
Professora: Marlize Loureiro Padão Corrêa
Escola: Luiz Sanchotene

Aluno: Murilo Martins Viçosa
Categoria: Crônica
Título: Corram, o cavalo está vindo
Professora: Patrícia Corrêa Silveira
Escola: Vicente Solés

Aluna: Clarine Ifran de Souza
Categoria: Memórias
Título: O lugar onde vivo
Professora: Marta Elaine Nunes Monçalves
Escola: Ranulfo Lacroix

Aluno: Moacir Meus da Silva Filho
Categoria: Poema
Título: Minha Terra Itaqui
Professora: Jair Lanes de Oliveira
Escola: Otávio Silveira

A olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. O evento tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Nesta 3ª edição, participaram professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias Poema no 5º e 6º anos (EF); Memórias no 7º e 8º anos (EF); Crônica no 9º ano (EF) e 1º ano (EM), e Artigo de Opinião no 2º e 3º anos (EM). Nos anos ímpares, são desenvolvidas ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.