08/11/2012 | Quinta-feira | 09h37

Gil se reúne com Sanchotene Felice e o prefeito eleito Schneider em Uruguaiana

Na pauta, instalação de usina geradora de energia a partir da queima de resíduos sólidos e casca de arroz

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Da esq. pra dir.: Schneider, Felice e Gil

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho e os secretários municipais Hamilton Berro (Fazenda) e Maykol Goulart (substituto do Meio Ambiente) reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 7, na Prefeitura de Uruguaiana, com o prefeito Sanchotene Felice, o secretário municipal de Planejamento, José Alberto Leal, e o prefeito eleito, Luiz Augusto Schneider.

O encontro teve como pauta a instalação em Uruguaiana da empresa espanhola Inverjuvi & Asociados, que pretende construir no município vizinho uma usina geradora de energia a partir da queima de resíduos sólidos (lixo doméstico) e casca de arroz. Itaqui – o prefeito Gil recebeu a visita de representantes da empresa no final de agosto – participaria fornecendo os resíduos sólidos aqui gerados e também a casca de arroz de indústrias beneficiadoras do grão no município interessadas em fazer parte do processo.

Segundo informaram à época os representantes da empresa, para gerar de 14 a 16 megawatts/hora de energia, a usina precisaria diariamente de cerca de 250 toneladas de lixo e de casca de arroz. Somando os resíduos sólidos de Uruguaiana (80 toneladas/dia) e de Itaqui (20 toneladas diárias), mais 50 toneladas de casca de arroz de indústrias que já se dispuseram a participar do empreendimento, segundo informou o secretário Leal durante a reunião desta quarta, 150 toneladas seria a demanda atual para abastecer a usina.

– Não há dúvida alguma quanto à viabilidade, à tecnologia e o capital a ser investido no negócio. E com a participação também de Alegrete e Quaraí, que já demonstraram interesse, o empreendimento se tornará realidade muito em breve – prevê o prefeito Felice.

Segundo o mandatário de Uruguaiana, o município está desapropriando uma área de 5 hectares para construção da usina – a doação do terreno foi a única solicitação da empresa, que dispensou incentivos fiscais para instalar-se na cidade.

O prefeito Gil está otimista em relação à concretização do negócio.

– A 'coisa' está andando, e não poderia ser diferente, afinal, a usina gerará energia e desenvolvimento para a região – destaca.

Uma reunião entre os representantes da empresa, dos municípios, das indústrias e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) poderá ocorrer ainda até o final deste mês.

A Inverjuvi & Asociados, com sede em Valência (ESP), é composta por 130 empresas, entre elas a Greene Soluções Ambientais, que trabalha com resíduos sólidos. O custo de instalação da usina geradora de energia giraria em torno de R$ 200 milhões.

Após a reunião, Gil, Hamilton e Maykol foram conhecer as obras do Teatro Municipal Rosalina Pandolpho Lisboa, que, segundo Felice, será o quarto maior da Região Sul do Brasil, com capacidade para 1,3 mil pessoas. O teatro está localizado ao lado da prefeitura, na praça central, onde até pouco tempo funcionava o Cine Pampa.