Notícias

23/11/2012 | Sexta-feira | 11h28

Ginástica nos Bairros está entre os cinco melhores do Estado

Projeto da Saúde foi escolhido durante evento do Sindacs/RS em Porto Alegre

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Antônia (C) e Magda recebem a premiação das mãos da presidente do Sindacs/RS, Josiane Oliveira

Antônia (C) e Magda recebem a premiação das mãos da presidente do Sindacs/RS, Josiane Oliveira
Foto: Arquivo Pessoal/Antônia Fagundes

Dentre 150 projetos inscritos, de todas as regiões do Estado, 35 foram selecionados para participar no último dia 16, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, da 1ª Mostra de Saúde Coletiva do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Rio Grande do Sul (Sindacs/RS).

Dentre os 35, estava o projeto itaquiense Ginástica nos Bairros, escolhido no dia do evento por uma comissão formada por representantes do Sindacs/RS, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, do Tribunal de Contas do Estado e da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB-RS), como um dos cinco melhores do Rio Grande do Sul.

– Nosso trabalho foi muito elogiado em relação a sua aplicabilidade, um projeto simples e eficaz, como definiram, e que será desenvolvido em outros municípios – orgulha-se a agente de saúde Antônia Fagundes, uma das coordenadoras do Ginástica nos Bairros ao lado das também agentes de saúde Magda Meus e Sirlei Schneider.

Por ter sido escolhido um dos cinco melhores do Estado, o projeto participará de uma mostra nacional nos dias 26 e 27, na PUCRS, em Porto Alegre.

O projeto

O Ginástica nos Bairros foi criado em 2005 e, desde então, tem como professor o educador físico Vicente Guterrez.

O projeto é realizado duas vezes por semana nos bairros cobertos pelos agentes de saúde. Em média, participam das atividades físicas cerca de 20 a 30 pessoas por bairro.

O objetivo do Ginástica nos Bairros é trabalhar a saúde do indivíduo. Não há limite de idade para participar das atividades. O projeto é aberto a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Imagens Relacionadas
  •        
  •        
  •