Notícias

06/11/2012 | Terça-feira | 12h33

Prefeito se reúne com integrantes da Comcari

Encontro definiu algumas ações para realização do Carnaval 2013

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil (segurando a cuia) ouve o presidente da Comcari, Jair De Conto (E)

Prefeito Gil (segurando a cuia) ouve o presidente da Comcari, Jair De Conto (E)
Foto: Juliano Barbosa

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 6, entre o prefeito Gil Marques Filho, o secretário municipal da Fazenda, Hamilton Berro, o presidente da Comissão Pró-Carnaval de Rua de Itaqui (Comcari), Jair De Conto, o vice-presidente Adelar Oviedo, e os demais membros Luis Lourenço Vargas, Volnei Schweig e Jocemar Maretoli, foram definidas algumas ações para realização do Carnaval 2013. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito.

– Temos que fazer um carnaval tão bom quanto o deste ano. A única coisa que peço aos senhores é que sejam instalados mais dois ou três módulos de arquibancada – disse Gil.

– Essa também é a nossa ideia – emendou Jair De Conto.

– Em relação aos camarotes, queremos montá-los como os do Complexo Cultural do Porto Seco, em Porto Alegre, com dois andares – completou.

Mas para que essas mudanças se concretizem, o projeto da avenida do samba, concebido para os desfiles de 2012, terá de sofrer algumas alterações. Em relação às arquibancadas, por exemplo, a capacidade de público passaria dos 3,5 mil lugares disponibilizados este ano para no mínimo 5 mil, um acréscimo de 1,5 mil lugares para 2013.

– A prioridade agora é definir a estrutura – frisou o prefeito.

A criação de um regulamento de disputa definitivo também esteve em pauta. Segundo o entendimento dos participantes da reunião, isso beneficiaria as escolas de samba, assim como jurados e demais envolvidos diretamente na realização do evento, pois as regras da competição se manteriam inalteradas ano após ano.

Outro assunto colocado em discussão diz respeito ao uso dos sprays de espuma na avenida do samba. Sobre isso, foi sugerido que se publique um decreto proibindo a venda desse produto no município. A fiscalização seria feita pela prefeitura, em último caso com auxílio das autoridades policiais. Apreensão do material e aplicação de multa seriam as penas para quem fosse pego comercializando o aerossol. Segundo especialistas, os componentes da espuma podem causar vários danos à saúde, como asfixia e reações alérgicas na pele e nos olhos. Além disso, o produto é inflamável.

– As entidades reclamaram muito do uso do spray na avenida. Muitos integrantes das escolas foram atingidos pela espuma durante os desfiles e até mesmo na concentração – lembrou o presidente da Comcari.

No final do encontro, ficou decidido, em princípio, que a Comcari também irá organizar o Baile Municipal e o Festival de Músicas para o Carnaval. Ambos antecedem o feriadão de carnaval, quando ocorrem os desfiles das escolas de samba, e que em 2013 cairá nos dias 9, 10, 11 e 12 de fevereiro.

Novo encontro entre o prefeito e os membros da Comcari está marcado para a próxima terça-feira, 13, às 15h, na prefeitura. Reuniões semanais darão cara ao reinado de Momo de 2013.

Imagens Relacionadas
  •