29/11/2012 | Quinta-feira | 10h32

Saúde, Educação e Políticas para as Mulheres do RS participam do 5º Seminário de DST/Aids de Itaqui

Evento discutiu a feminização da epidemia da Aids

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prof.ª Maribel Guterres iniciou as atividades

Foto: Juliano Barbosa

A Secretaria Municipal da Saúde, através do programa DST/Aids/Hepatites Virais, realizou durante a manhã e a tarde desta quarta-feira, 28, na Câmara de Vereadores, o 5º Seminário de DST/Aids de Itaqui, que promoveu uma discussão em torno da feminização da epidemia da Aids.

A vice-prefeita Claudete Machado, que participou da mesa de abertura dos trabalhos, a secretária de Saúde, Eliane Goulart, a coordenadora do programa DST/Aids/Hepatites Virais, Vera Schneider, a secretária de Educação, Martha Luzia Delgado, e a assessora de Políticas de Gênero, Ivete Píffero, foram as anfitriãs do evento, que contou com a participação de representantes das secretarias estaduais da Saúde, da Educação e de Políticas para as Mulheres.

A coordenadora da Saúde Escolar da Secretaria de Educação do RS, prof.ª Maribel Guterres, a ponto focal do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) na Seção de Controle de DST/Aids da Secretaria de Saúde do RS, Silvana Garcia, a coordenadora do Departamento de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres do RS, Yara Stockmanns, e a coordenadora do Núcleo de Prevenção de DST/Aids da Secretaria de Saúde do RS, Juçara Vendrusculo, foram as responsáveis pelos debates, realizados em três etapas.

Na primeira delas, Maribel Guterres e Silvana Garcia abordaram, respectivamente, os temas 'Enfrentamento às DST's e HIV/Aids nas escolas do RS' e 'Saúde e Prevenção nas Escolas'. A coordenadora dessa mesa foi a secretária Martha Luzia.

Já na segunda, os temas abordados foram 'Enfrentamento à Violência contra a Mulher: Dados Estatísticos da Violência contra a Mulher no Estado com ênfase no Município de Itaqui, 10ª CRS e fronteira', e 'Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher'. Ambos tiveram como palestrante Yara Stockmanns. A coordenação ficou a cargo da assessora Ivete Píffero.

Por fim, na terceira etapa, Vera Schneider e Juçara Vendrusculo falaram sobre o tema 'Enfrentamento à Epidemia da Feminização da Aids: Como fazer? Possibilidades e desafios'. A secretária Eliane Goulart coordenou a mesa.

Para encerrar os trabalhos, foram montadas oficinas com o propósito de debater estratégias para o enfrentamento da feminização da Aids. Maribel e Juçara coordenaram as atividades, que contou com a participação do público presente, formado, em sua maioria, por profissionais da área da saúde.

Segundo Vera Schneider, dos 496 municípios gaúchos, 44 concentram as ações estaduais no que diz respeito ao combate à epidemia da Aids, já que juntos somam o maior número de casos da doença no Estado.

– Infelizmente Itaqui faz parte deste grupo – lamenta Vera.

No próximo dia 1º, celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.