24/01/2013 | Quinta-feira | 12h37

Itaqui poderá ter sinal da TVE em breve

Prefeito Gil demonstrou interesse durante reunião com técnicos da emissora

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Da esq. pra dir.: Secretário Municipal de Captação de Recursos, Hamilton Berro, Luiz Colossi, Adiles Teles, vereador Éber e prefeito Gil

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 24, com os técnicos Luiz Colossi e Adiles Teles, do Departamento de Manutenção e Operações da Televisão Educativa (TVE), emissora pública gerida pela Fundação Cultural Piratini.

O encontro ocorreu porque a TVE tem intenção, assim como o município, de que seja transmitido o sinal da emissora em Itaqui. O encontro, ocorrido no gabinete do prefeito, foi intermediado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Éber Escobar de Almeida, que é quem vem trabalhando para que a comunidade tenha mais esta opção de canal de televisão no município.

Agora vai depender dos trâmites legais para que, dentro em breve, os itaquienses, através do canal 49, possam assistir à programação da TVE. O custo de instalação e operação gira em torno de R$ 18 mil, segundo informaram os técnicos da emissora.

– Temos todo o interesse em diversificar a programação televisiva e, por consequência, a informação. Faremos o que for necessário para que tenhamos o sinal da TVE em Itaqui – disse o prefeito.

A TVE

Inaugurada oficialmente em 1974, a TVE atua de acordo com os princípios éticos definidos pela Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec). Esses princípios regem, em resumo, a defesa da TV pública em sua integridade, de ação independente, plural e que valorize a criatividade e a inovação na produção de programas educativos e culturais. Dessa forma, a programação da TVE representa uma alternativa qualitativamente relevante para o seu público telespectador.

Seus programas, muitos deles com mais de duas décadas de exibição, têm como base a integração e a inclusão social, sendo reconhecidos pela pluralidade, diversidade e valorização das culturas regionais e da identidade nacional.