11/01/2013 | Sexta-feira | 08h56

Protocolo de intenções entre governo gaúcho e empresa prevê investimento de R$ 720 milhões em biorrefinarias no Estado

Itaqui assinou protocolo em agosto de 2011, ocasião na qual o prefeito Gil reuniu-se com representantes da empresa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Mauro Knijnik, secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do RS durante cerimônia de Assinatura de Protocolo de Intenções entre o Estado e a empresa Vinema Multióleos Vegetais

Foto: Caroline Bicocchi

O Governo do Estado e a empresa Vinema Multióleos Vegetais assinaram na tarde desta quinta-feira, 10, no Palácio Piratini, protocolo de intenções para viabilizar o investimento na instalação de seis novas biorrefinarias no Rio Grande do Sul. Na primeira etapa, com uma planta na cidade de Cristal, serão investidos R$ 120 milhões dos R$ 720 milhões previstos para a totalidade do projeto.

– Estamos reafirmando a nossa confiança e nosso voto de apoio a esta iniciativa. Ela vai ampliar o mercado para o arroz gaúcho em momentos de dificuldade de produção e preço – disse o governador em exercício, Beto Grill.

O evento contou com a participação dos secretários estaduais Mauro Knijnik (Desenvolvimento e Promoção do Investimento) e Odir Tonolier (Fazenda), do secretário em exercício da Agricultura, Claudio Fioreze, além do sócio-proprietário da Vinema, Vilson Neumann Machado, e do presidente da Federarroz, Renato Rocha. Pelos planos da companhia, também serão instaladas unidades nas cidades de Cachoeira do Sul, Capão do Leão, Dom Pedrito, Santo Antônio da Patrulha e Itaqui, conforme protocolo de intenções assinado pelo prefeito Gil Marques Filho em 3 de agosto de 2011 (clique no link para reler a matéria: http://www.itaqui.rs.gov.br/?action=noticias_detalhe&nId=1167).

As novas unidades irão incrementar a produção gaúcha de etanol utilizando o arroz, produto típico da agricultura gaúcha. Parte do programa de descentralização de investimentos, o projeto passou pela Sala do Investidor, estrutura do Sistema de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul para coordenar e agilizar as ações de investimento no Estado.

– O compromisso da política industrial é ajudar os setores tradicionais do Estado a agregar valor a sua produção. No caso deste projeto, apresenta-se uma oportunidade para os produtores de arroz, além de permitir a ampliação da oferta de etanol no Estado, que é baixa – ressaltou Knijnik.

O Rio Grande do Sul traz de outros estados 98% do etanol que consome. De acordo com o sócio da empresa, Vilson Machado, a construção da primeira unidade, em Cristal, começaria em abril, com previsão para entrar em operação no primeiro semestre de 2014. As outras devem estar prontas dentro de oito anos.

– O Rio Grande do Sul precisa apoiar empresas novas. Viemos para trazer desenvolvimento. Nosso processo produtivo vai permitir o aproveitamento da produção de cereal e de culturas marginais – explicou Machado.

O projeto conta com o apoio e o acompanhamento técnico da Federarroz.

– É um dia histórico. O projeto garante a sustentabilidade da produção de arroz – afirmou o presidente da entidade, Renato Rocha.

A capacidade de produção anual total das unidades será de aproximadamente 600 mil m³ de etanol, 475 mil toneladas de CO2 e 21 mil toneladas de óleo fúsel a partir de cereais, além da geração de energia elétrica utilizando a casca de arroz. A tecnologia também permite processar outras culturas, como sorgo e cevada.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do RS