08/02/2013 | Sexta-feira | 09h58

Saúde intensifica ações de combate à leishmaniose

Ponte Seca será o próximo bairro visitado pelos agentes de endemias

imprensa@itaqui.rs.gov.br

O cão é o principal hospedeiro da doença

Foto: setelagoas.com.br

Após autorização da 10° Coordenadoria Regional de Saúde (10º CRS), a primeira ação de combate à leishmaniose realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Sanitária, foi a aplicação de inseticida em um raio de aproximadamente 200 metros da residência do morador do bairro Britadeira que está internado em Porto Alegre com indicação médica de leishmaniose – a Secretaria não recebeu até o momento o resultado do exame para confirmação ou não do caso.

Segundo o secretário substituto da Secretaria Municipal da Saúde, Leonardo Betin, as ações de aplicação de inseticida se estenderão para os demais bairros, de acordo com o número de casos confirmados em cães. Provavelmente, o próximo bairro a ser visitado pela Vigilância Sanitária será a Ponte Seca. As ações – iniciadas na semana passada – serão sempre divulgadas com antecedência através da imprensa.

A integração dos agentes de endemias – quatro para leishmaniose e cinco para dengue – é fator preponderante para o sucesso das ações da Vigilância Sanitária. Nesse momento, todos têm trabalhado na prevenção da dengue, através de orientações à população e montagem de armadilhas, e no combate à leishmaniose, com aplicação de inseticida, coleta de sangue em cães com sintomas e captura dos que têm resultado confirmado para realização de eutanásia. Também estão sendo desenvolvidas ações preventivas, por meio de visita dos agentes, que avaliam as condições de moradia e, ainda, distribuem material informativo, onde constam informações de como manter o pátio limpo, entre outras.

– É fundamental que a população recepcione bem nossos agentes, assim como também é extremamente importante que mantenha seus pátios limpos. Somente unidos conseguiremos enfrentar essa endemia – diz Leonardo.

Cuidados básicos que se deve ter em casa

>Manter o pátio limpo, sem entulhos (matéria orgânica) e fezes de cães
>Realizar com frequência poda de árvores e arbustos
>Manter o cão ou cães com movimentação restrita ao pátio, sem soltá-los na rua ou mantê-los dentro de casa

A leishmaniose

A leishmaniose é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral, causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dos Trypanosomatidae. Trata-se de uma zoonose comum ao cão e ao homem, transmitida pela picada do mosquito palha ou birigui, do gênero Lutzomyia (fonte: Wikipédia).