Notícias

18/03/2013 | Segunda-feira | 09h18

HSP terá custeado nove leitos para internação de dependentes de álcool e drogas

Secretário da Saúde do Estado trouxe a informação durante audiência com o prefeito Gil e comitiva do município

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Comitiva itaquiense reunida com o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni

Comitiva itaquiense reunida com o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni
Foto: Juliano Barbosa

Na quinta-feira, 14, acompanhado da secretária municipal da Saúde, Eliane Goulart, do presidente do Conselho de Administração do Hospital São Patrício (HSP) e do administrador da instituição hospitalar, Firmino Fernandes Lima Júnior e Ademar Lermem, e ainda do secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, e do assessor Bruno Contursi, Gil reuniu-se, em Porto Alegre, com o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni.

Na ocasião, respondendo a uma solicitação do município encaminhada anteriormente à Secretaria, Simoni informou que consta na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nº 49/2013 – a CIB foi criada pela Norma Operacional Básica nº 93, do Ministério da Saúde, como fórum de pactuação entre os gestores estaduais e municipais –, publicada na semana passada, a disponibilização de nove leitos para internação de dependentes de álcool e drogas no HSP, sendo que desses nove, oito serão custeados pelo Estado e um pela União.

A comitiva itaquiense também solicitou o pagamento de demandas da Saúde da Consulta Popular 2011/12, que se referem a equipamentos para o HSP, a um custo de R$ 200 mil, e a uma ambulância para o município, no valor de R$ 115 mil. Segundo Simoni, os valores já estão sendo pagos, e, em breve, aportarão em Itaqui.

– São importantes conquistas para o município – comemorou o prefeito.

– Vamos continuar encaminhando demandas de Itaqui. Temos muitas reivindicações, em todas as áreas – completou.

Outras demandas foram encaminhadas ao secretário Simoni, como por exemplo, recursos para aquisição de aparelhos de tomografia e de raio-x para o HSP, e para construção do Centro de Referência em Atendimento Especializado (CRAE), englobando laboratório, fisioterapia, auditório, ambulatório de saúde mental e centro de especialidades odontológicas, além de solicitações de credenciamento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sentimentos e da Estratégia Saúde da Família (ESF) Rio Uruguai.

Encontro com Elisabete Felice e solicitação de cinco bombeiros

Na sexta-feira, na Assembleia Legislativa, Gil fez uma visita à deputada Elisabete Felice (PSDB), representante de Uruguaiana e região, e que pertence a um dos partidos que compõem a coligação que administra Itaqui.

Na oportunidade, também na presença do ex-prefeito de Uruguaiana e esposo da deputada, Sanchotene Felice, o prefeito aproveitou para solicitar à Elisabete que encaminhe uma homenagem ao Instituto de Educação Osvaldo Cruz, que festejou seus 100 anos no último dia 15 de fevereiro. A solicitação foi prontamente aceita pela deputada, que providenciará para que a homenagem ocorra durante o Grande Expediente de uma sessão plenária da Casa.

Gil também esteve reunido com o chefe do gabinete do deputado Gerson Burmann (PDT), Valmor Krysczun, já que o parlamentar cumpria, naquele momento, uma agenda por municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre.

O prefeito protocolou no gabinete do deputado um ofício, no qual solicita que o parlamentar interceda junto à Secretaria de Segurança do Estado para que sejam designados para Itaqui cinco bombeiros, conforme solicitação do município encaminhada anteriormente ao comando geral da Brigada Militar.

No documento, Gil justifica a solicitação informando que há defasagem de pessoal no 2º Grupo de Combate a Incêndio de Itaqui, e que, no momento, está sendo realizado o curso de formação de bombeiros, com previsão de formatura para abril. Segundo o prefeito, vários itaquienses estão participando do curso, o que facilitaria, no seu entendimento, as nomeações para o município.

Imagens Relacionadas
  •        
  •