Notícias

01/03/2013 | Sexta-feira | 12h40

Representantes do consórcio binacional responsável pelo estudo de construção das pontes sobre o rio Uruguai vêm a Itaqui

Prazo para conclusão do estudo é de 230 dias

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Daltro (E), Carlos Lopes e Scariot durante reunião na sede da Camil Alimentos

Daltro (E), Carlos Lopes e Scariot durante reunião na sede da Camil Alimentos
Foto: Juliano Barbosa

Na terça, quarta e quinta-feira da próxima semana, dias 5, 6 e 7, estarão em Itaqui representantes do consórcio binacional responsável pelo estudo sobre a viabilidade técnica, econômica e ambiental das novas travessias sobre o rio Uruguai, ligando o Brasil à Argentina, formado pelas empresas argentinas Iatasa, Atec e Grimaux, e a brasileira Ballcons.

Na ocasião, serão feitos levantamentos sobre a origem e o destino das mercadorias que cruzam pelo porto de Itaqui/Alvear (ARG), pesquisa junto às empresas de importação e exportação sobre investimentos pós-ponte, além de análise de impacto ambiental. Segundo o chefe do gabinete do prefeito, Daltro Bernardes, também serão realizados sobrevoos na região.

Daltro esteve reunido na manhã desta sexta-feira, 1º, na sede da Camil Alimentos, com o gerente da unidade, Carlos Scariot, e o representante do consórcio binacional, Carlos Lopes, que veio a Itaqui colher algumas informações sobre as empresas, relativas ao processo de estudo sobre a viabilidade de construção das pontes. O prazo para conclusão do estudo é de 230 dias.

Além de Itaqui/Alvear, pleiteiam uma ponte as cidades de Porto Mauá/Alba Posse (ARG) e Porto Xavier/San Javier (ARG). A construção das três pontes já foi autorizada pelos governos brasileiro e argentino. A expectativa gira em torno do anúncio sobre em qual localidade será construída a primeira travessia.