05/04/2013 | Sexta-feira | 17h03

Indústria, Comércio e Turismo encaminha criação do conselho municipal de turismo

Próximo passo, segundo o secretário Ricardo Cabreira, será a elaboração do inventário turístico do município

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil, observado pelo secretário Ricardo, determina a análise do documento pela Procuradoria Municipal

Foto: Juliano Barbosa

Na manhã desta sexta-feira, 5, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Cabreira, solicitou ao prefeito Gil Marques Filho a elaboração de um projeto de lei que preveja a criação e regulamentação do conselho municipal de turismo.

Ricardo sugere a redação baseada na Lei 2.453, de 20 de maio de 1994, que criou o Conselho Municipal de Turismo (CMTUR) de Uruguaiana, mas com algumas adequações, as quais ele cita no ofício entregue ao prefeito, e que são as seguintes: o conselho ficará ligado diretamente à Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo; será composto de dez membros, que terão mandato de dois anos; promoverá a divulgação de eventos; tomará providências relativas à preservação e ao incentivo do turismo; poderá estabelecer convênio com instituições universitárias, além de participar da busca de recursos para restaurar, reformar e ampliar áreas e pontos turísticos do município.

O prefeito aprovou a criação do conselho e encaminhou o documento para análise da Procuradoria Municipal e posterior confecção do projeto de lei.

Reunião na Secretaria Estadual do Turismo definiu a criação do conselho

Quando esteve reunido com a responsável pela Divisão de Promoções e Eventos da Secretaria Estadual do Turismo, Camila Mumbach, no início de março, em Porto Alegre, Ricardo ouviu da servidora que, para Itaqui receber verbas estaduais e federais, teria de ser feito o inventário turístico do município, além de ser criado o conselho municipal de turismo.

– Estamos providenciando a criação do conselho. O próximo passo será a elaboração do inventário turístico – informa o secretário.