12/04/2013 | Sexta-feira | 18h02

Itaqui é contemplado com ônibus escolar do Programa Caminho da Escola

Prefeito Gil recebeu as chaves do veículo das mãos da presidente Dilma e do governador Tarso

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Gil conversa com a presidente Dilma segundos antes de receber de suas mãos, e das do governador Tarso, as chaves do ônibus escolar

Foto: Juliano Barbosa

No início da tarde desta sexta-feira, 12, em ato realizado no Armazém B do Cais do Porto, em Porto Alegre, o prefeito Gil Marques Filho recebeu das mãos da presidente Dilma Rousseff e do governador Tarso Genro, as chaves de um ônibus escolar doado ao município por meio do Programa Caminho da Escola, desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria da Educação do RS.

Ao todo, foram entregues 25 ônibus para 15 municípios. Estas são as primeiras das 200 unidades que serão distribuídas para 91 municípios gaúchos, em um investimento de R$ 47 milhões. Os veículos são adaptados para o meio rural, com tração nas quatro rodas e plataforma elevatória veicular. Além de Itaqui, foram contemplados Alegrete, Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Braga, Butiá, Campina das Missões, Candelária, Canguçu, Cruzaltense, Dezesseis de Novembro, Jaguarão, São Gabriel, Santana do Livramento e Santa Vitória do Palmar.

– É mais um ônibus escolar para a nossa frota. Ganha a comunidade estudantil, ganha o município – vibrou o prefeito, que surpreendeu-se com a simpatia da presidente.

– A Dilma foi extremamente simpática e acessível. No curto período em que estive no palanque, falei que ela e meu pai têm em comum o fato de terem sido perseguidos pela ditadura. Ela mostrou-se interessada e, inclusive, perguntou como vai a saúde dele – contou.

Também foram entregues 80 retroescavadeiras e 40 motoniveladoras (a popular patrola) a outros 94 municípios com menos de 50 mil habitantes. As 120 máquinas agrícolas são para recuperação e manutenção de estradas vicinais. O investimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do programa PAC Equipamentos, é de R$ 28,5 milhões e beneficiará 65 mil agricultores. Segundo o prefeito Gil, em breve Itaqui também será contemplado com uma retroescavadeira.

Repactuação do RS Mais Igual e formatura do Pronatec

Antes do evento no Cais do Porto, Gil participou no Auditório Araújo Viana, por volta das 11 horas, da cerimônia de repactuação do Programa Estadual de Erradicação da Pobreza Extrema - RS Mais Igual e da formatura de cerca de 2,3 mil alunos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Além da presidente Dilma e do governador Tarso, estiveram presentes a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o chefe da Casa Civil e coordenador do RS Mais Igual, Carlos Pestana, entre outros.

A repactuação do RS Mais Igual ampliará de R$ 70 para R$ 100 a renda per capita de 60 mil famílias com crianças de zero a seis anos, incluídas no Cadastro Único de programas sociais. O termo aditivo foi assinado pelo governador e pela ministra Tereza Campello. A medida beneficiará cerca de 240 mil pessoas no Estado, que estão cadastradas no RS Mais Igual.

Já a formatura do Pronatec contou com a presença de 2,3 mil alunos de sete municípios da Região Metropolitana que concluíram cursos como os de auxiliar administrativo, montagem e manutenção de computadores, agentes de desenvolvimento social, desenhista mecânico, pintor de obras, modelista, eletricista industrial, entre outros. Esta foi considerada a maior formatura coletiva realizada pelo programa até agora.

O Pronatec oferece cursos de formação inicial e continuada, com duração mínima de 160 horas, e o objetivo é inserir os inscritos no Cadastro Único no mercado de trabalho. Os cursos são gratuitos e ofertados em instituições como Senac e Senai, além da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. No Estado, o Pronatec é coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e integra o eixo de geração de oportunidades do RS Mais Igual.

<<   |   >>