26/04/2013 | Sexta-feira | 09h18

Vacinação contra a gripe é prorrogada pelo Ministério da Saúde

Campanha se estende até 10 de maio. Itaqui atingiu a meta de vacinação do chamado grupo prioritário

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Foto: Juliano Barbosa/Arquivo Ascom PMI

Iniciada no último dia 15, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, prevista para encerrar nesta sexta-feira, 26, foi prorrogada até o próximo dia 10 de maio. Em Itaqui, apesar de já ter atingido a meta de vacinação do chamado grupo prioritário, à exceção das gestantes, a Secretaria Municipal da Saúde vai seguir a determinação do Ministério da Saúde.

Segundo o secretário substituto da Saúde do município, Leonardo Betin, a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS) enviará a Itaqui mais doses da vacina na próxima segunda-feira, 29.

– Não dispomos de vacinas neste momento, mas a 10ª (10ª CRS) nos enviará mais doses na segunda. Já atingimos a nossa meta de vacinação, com exceção das gestantes, das quais nos falta vacinar cerca de 40% – informa Leonardo.

O grupo prioritário abrange idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além de mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e os doentes crônicos.

O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. A única contra indicação é para quem tem alergia severa a ovo. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias.

Locais e horário de vacinação:

>Locais: Centro de Saúde e ESFs Pró-Morar, Vila Nova, José da Luz e Rio Uruguai
>Horário: 8h às 17h