10/05/2013 | Sexta-feira | 12h27

Assistência Social, através do CREAS Novos Laços, realiza a Semana de Enfrentamento à Violência Infantojuvenil

Programação começa dia 13 e encerra dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Caminhada ocorre dia 18, quando se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Foto: Juliano Barbosa/Arquivo Ascom PMI

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Novos Laços, promove entre os dias 13 e 18, a Semana de Enfrentamento à Violência Infantojuvenil - Faça Bonito! Proteja Nossas Crianças e Adolescentes.

O evento celebra o 13º ano de mobilização no 'Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes', instituído pela Lei Federal nº 9.970/00, e que será comemorado no próximo dia 18. Essa data foi escolhida, porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime, que à época ficou conhecido como o 'Caso Araceli', chocou o país.

Araceli era uma menina de apenas oito anos de idade que fora raptada, estuprada e morta por um grupo de jovens de classe média alta, tendo todos os seus direitos humanos violados. Portanto, a proposta do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, garantindo o direito ao desenvolvimento da sexualidade de forma segura e protegida, livre de abuso e da exploração sexual.

Esse trabalho de assistência e proteção a crianças e adolescentes é realizado em Itaqui pelo CREAS Novos Laços (Rua Bento Gonçalves, 937), que constitui-se numa unidade pública onde se ofertam serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos e violência social. Maiores informações pelo (55) 3433-7238. Confira abaixo a programação da Semana de Enfrentamento à Violência Infantojuvenil - Faça Bonito! Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, conforme divulgado pelo CREAS Novos Laços:

Segunda-feira, 13

>Exposição de Painéis: Mapeamento de Risco e Violência de Itaqui
>Local: Praça Marechal Deodoro da Fonseca
>Horário: 9h às 11h30min/14h às 16h30min

Terça-feira, 14

>Rádio Cruzeiro do Sul/Programa Cruzeiro Notícias
>Horário: 10h

Quarta-feira, 15

>Seminário
>Palestra 'O que são medidas socioeducativas', com o psicólogo e coordenador do CREAS Novos Laços, Alberto Garcia Sanches
>Mesa Redonda sobre Medida Socioeducativa: Organizando o Plano Municipal de Medida Socioeducativa, com agentes do Sistema de Garantia de Direitos