23/05/2013 | Quinta-feira | 11h27

Conferência Municipal da Habitação elege prioridades nas áreas de Habitação, Transporte, Mobilidade Urbana e Saneamento

Também foram escolhidos os delegados que representarão Itaqui na Conferência Estadual das Cidades

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Da esq. para a dir.: secretário municipal de Obras, Viação e Transportes, Hildebrando dos Santos, secretário municipal substituto do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Miguel Araújo, e vereador Sandro Veiga (PSB)

Foto: Juliano Barbosa

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social realizou nesta quarta-feira, 22, na Câmara de Vereadores, a 1ª Conferência Municipal da Habitação, que teve como tema central 'Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!'.

O evento contou com a presença do membro do Conselho Estadual das Cidades, César Augusto Batista dos Santos, que proferiu uma palestra sobre o tema do encontro. Também estiveram presentes representantes do poder público municipal, de associações de bairros e de entidades representativas de vários segmentos da sociedade.

Na ocasião, o grupo de discussão formado durante o seminário elegeu as prioridades do município nas áreas de Habitação (criar o Conselho Municipal das Cidades e identificar áreas para construção de moradias de interesse social), Transporte (elaborar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana), Mobilidade Urbana (elaborar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana) e Saneamento – as prioridades elencadas visam ações de médio e longo prazo.

As demandas serão encaminhadas a 5ª Conferência Estadual das Cidades, que será realizada entre os dias 12 e 15 de agosto, em Porto Alegre, e a 5ª Conferência Nacional das Cidades, que acontece em Brasília, entre os dias 20 e 24 de novembro. Também foram eleitos os cinco delegados municipais que irão representar Itaqui na conferência estadual.

A cada três anos, os municípios devem realizar suas conferências para ficarem aptos a receber recursos do Ministério das Cidades.

Fonte: Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social