29/05/2013 | Quarta-feira | 17h01

Prefeito se reúne com professoras e o presidente do Sindserpi

Na pauta, a negociação do saldo a pagar do piso salarial do magistério referente aos meses de abril a setembro de 2011

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Reunião entre representantes do Executivo, sindicato e magistério

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho reuniu-se, no final da manhã desta quarta-feira, 29, no gabinete, com uma representação de professoras lideradas pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itaqui (Sindserpi), Valnir Messa.

Na ocasião, a comitiva reivindicou ao prefeito a negociação do saldo a pagar do piso salarial do magistério referente aos meses de abril a setembro de 2011. O valor, contudo, ainda não foi calculado pela categoria. O prefeito, por sua vez, deu a entender que poderá vir a negociar, desde que o pagamento ocorra de forma parcelada e que o valor não cause muito impacto nas finanças do município.

Cerca de 500 professores, ativos e inativos, das áreas I e II, seriam beneficiados com a medida. Atualmente, o piso municipal, para 20 horas semanais de trabalho, é de R$ 783,50.

As professoras e o presidente do sindicato também solicitaram a inclusão de uma representação do Sindserpi no Conselho Municipal do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. O prefeito não viu empecilho algum e disse que providenciará a mudança na lei, incluindo o sindicato no conselho.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Celso de Moraes Pinto, a secretária municipal da Administração, Ana Cabreira, e a assessora municipal de Planejamento, Márcia Scarrone.