22/05/2013 | Quarta-feira | 15h06

Prefeito tem agenda cheia na manhã desta quarta-feira, 22

Gil concluiu sua pauta participando da abertura da Feirarroz

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil (D) recebe a visita do presidente do Irga, Claudio Pereira

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho recebeu na manhã desta quarta-feira, 22, no gabinete, a visita do presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, que veio a Itaqui participar da abertura da Feirarroz 2013 - Feira do Agronegócio da Fronteira Oeste, que acontece de hoje até sexta-feira, 24, no Parque do Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará.

Na ocasião, Gil e Claudio conversaram sobre lavoura orizícola, preço do produto, comercialização da safra, insumos, plantio de outras culturas, como soja e milho, entre outros assuntos.

O presidente do Irga também disse ao prefeito que está indo para a Nigéria, no próximo domingo, 26, negociar abertura daquele mercado para o Rio Grande do Sul. Já no mês de junho, Claudio irá ao Uruguai tratar com autoridades daquele país sobre a regularização da entrada do arroz do Mercosul no mercado brasileiro.

Reunião com Polícia Federal, Receita, Consulado e Exército

Na sequência, Gil reuniu-se com representantes da Polícia Federal, Receita Federal, Consulado do Brasil em Paso de los Libres (ARG) e Exército Brasileiro para discutir questões relativas à entrada de argentinos no Brasil pela aduana Itaqui/Alvear (ARG). O chefe do Gabinete do Prefeito, Daltro Bernardes, também participou da reunião.

A expectativa, segundo as autoridades, é que cerca de 200 mil peregrinos do país vizinho entrem no Brasil não só por Itaqui/Alvear, mas, principalmente, pelas aduanas de Uruguaiana/Paso de los Libres, São Borja/Santo Tomé (ARG). Eles irão até a cidade do Rio de Janeiro participar da Jornada Mundial da Juventude, marcada para acontecer entre os dias 22 e 28 de julho, com a presença do papa Francisco, que é natural da Argentina.

Segundo informaram, 20 mil guias voluntários argentinos se inscreveram até o momento. Cada um deles ficará responsável por monitorar um grupo formado por até 10 pessoas. Por isso, serão intensificados o monitoramento e a fiscalização nesses três pontos de fronteira. A força-tarefa terá início 10 dias antes do evento no Rio de Janeiro, sendo concluída 10 dias após seu término.

Abertura da Feirarroz

Logo após, o prefeito participou da solenidade de abertura da Feirarroz. Lá, Gil acompanhou as palestras do meteorologista da MetSul Meteorologia, Alexandre Aguiar, que falou sobre Condições Climáticas Regionais e Globais, e do presidente do Irga, que abordou o tema Avaliação e Perspectiva da Lavoura de Arroz.

Conferência Municipal da Habitação

O chefe do Executivo também participaria, ainda pela manhã, na Câmara de Vereadores, da abertura da 1ª Conferência Municipal da Habitação, realizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social. Mas como não houve tempo, o secretário municipal de Obras, Viação e Transportes, Hildebrando dos Santos, o representou na ocasião.