13/05/2013 | Segunda-feira | 10h49

Secretário Hildebrando participa de audiência regional do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã

Em Itaqui, assembleia municipal irá ocorrer dia 26 de junho

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Hildebrando (1º, à dir.) posa para foto com os demais participantes da audiência regional

Foto: Divulgação/Sec. Mun. Obras, Viação e Transportes

O secretário municipal de Obras, Viação e Transportes, Hildebrando dos Santos, participou, na última sexta-feira, 10, em São Gabriel, de Audiência Pública Regional de Discussão do Ciclo Orçamentário Estadual 2014. O evento, que ocorreu na Escola Estadual 15 de Novembro, foi realizado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Oeste (Corede-FO) e faz parte do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã.

Além de trabalharem na busca de recursos do Orçamento de 2014, o presidente do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e presidente do Corede-FO, Hugo Chimenes, disse que os conselhos também estão cobrando os valores das demandas prioritárias dos orçamentos anteriores que ainda não foram quitadas pelo Estado. Com isso, Itaqui e os demais municípios da Fronteira Oeste esperam ser contemplados em breve.

Segundo Hildebrando, que também é vice-presidente do Corede-FO, Itaqui tem valores anteriores a serem saudados em demandas de áreas como Saúde, Segurança Pública, Educação e Saneamento.

– Logo a comunidade vai estar usufruindo de uma delas, já que deverá começar, em breve, a construção da Galeria Pluvial da Vila Mota, uma demanda antiga que, através do Corede-FO, em parceria com a Corsan e a prefeitura, vai trazer melhor qualidade de vida aos moradores dos bairros por onde hoje passa esgoto a céu aberto – disse o vice-presidente.

Durante a audiência, também foi apresentando o calendário de atividades deste ano, que tem as seguintes datas: audiências públicas regionais/28 Coredes (iniciadas em 25/4), assembleias municipais/497 municípios do Estado (início em 15/5), fóruns regionais da Participação Popular e Cidadã (no mês de julho), votação das prioridades (6 e 7 de agosto) e entrega do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA 2014) à Assembleia Legislativa (15/9).

Em Itaqui, a assembleia municipal irá ocorrer dia 26 de junho. Na ocasião, a comunidade poderá votar em cinco demandas dentre as áreas de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Rural, Saúde, Segurança Pública e Defesa Civil, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Esporte, Lazer e Turismo, Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza, Habitação, Desenvolvimento Urbano e Saneamento, Educação Superior e Educação Básica, Profissional e Técnica. Posteriormente, as escolhidas irão à votação na região. As eleitas pelos municípios pertencentes ao Corede-FO entrarão no Orçamento de 2014.

O Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã é organizado pelo Governo do Estado e os Coredes, e coordenado pela Secretaria Estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, integrando ações do Gabinete do Vice-Governador, Casa Civil, Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Gabinete Digital e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS).

Fonte: Secretaria Municipal de Obras, Viação e Transportes