24/06/2013 | Segunda-feira | 12h55

Celebrado convênio para execução do AABB Comunidade por mais quatro anos

Em novembro, programa completa 15 anos de atividades em Itaqui

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Da esq. pra dir.: Hamilton, Eliane, José, Gil, Rosângela, Virgínia e Sandra durante a assinatura do convênio

Foto: Juliano Barbosa

Na manhã desta segunda-feira, 24, no gabinete do prefeito, foi celebrado convênio de cooperação financeira entre a prefeitura, a Fundação Banco do Brasil e o Banco do Brasil, tendo como executora a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e como interveniente a Federação das Associações Atléticas Banco do Brasil (FENABB).

O convênio celebrado tem por objeto a alocação de recursos financeiros necessários ao desenvolvimento do Programa AABB Comunidade, que promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, dos 6 aos 17 anos, estudantes de escolas públicas, por meio de ações educacionais que favorecem a inclusão socioprodutiva e ampliam a consciência cidadã.

O valor total a ser alocado ao Programa, durante quatro anos, é de R$ 1.071.080,29 – custeado pela Fundação Banco do Brasil e prefeitura –, que será utilizado na aquisição de materiais didático-pedagógicos, uniformes, material de higiene pessoal, materiais permanentes e outros necessários à realização do mesmo. O convênio tem prazo de vigência até 31 de janeiro de 2017.

Participaram da assinatura o prefeito Gil Marques Filho, o vice Celso de Moraes Pinto, os secretários municipais Sandra Krahn (Fazenda), Hamilton Berro (Relações Institucionais e Captação de Recursos) e Rosângela Debortoli (Educação), o gerente da agência local do Banco do Brasil, José Rubens Machado, a presidente da AABB, Eliane Pires, e a coordenadora pedagógica do Programa, Virgínia Passos.

Segundo Virgínia, em novembro o Programa estará completando 15 anos de atividades no município. Desenvolvido em parceria com o Programa Mais Educação, da Escola Municipal José Gonçalves da Luz, atende, no turno inverso ao da escola, cerca de 120 crianças do bairro José da Luz e comunidades vizinhas.

Dentre as atividades desenvolvidas, estão aulas de artesanato, de reforço escolar e de dança, prática de atividades físicas e esportivas, cuidados com a saúde e higiene pessoal, além de aprendizagem de técnicas de plantio de alimentos. A gurizada, inclusive, com auxílio de alunos do curso de Agronomia da Unipampa e de técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura, mantém uma horta no local onde são cultivados alface, rúcula, beterraba e cenoura.