19/06/2013 | Quarta-feira | 08h44

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Encontro municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Foto: Divulgação/Sec. Mun. Educação

No último sábado, 15, a Escola Municipal Vicente Solés sediou mais uma formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O município realiza periodicamente os encontros desde o início do ano letivo.

Todos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino que aderiram ao Pacto estão participando de cursos presenciais, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas. Estes encontros são conduzidos por Orientadores de Estudo – sendo estes professores da Rede –, que têm suas formações ministradas pela Universidade Federal de Santa Maria. As atividades terão duração de dois anos. Os professores ainda estão sendo contemplados, mensalmente, com bolsa de estudo no valor de R$ 200,00.

Durante o processo, estão sendo desenvolvidas ações para contribuir no debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização, nos processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças, no planejamento e avaliação das situações didáticas, bem como no conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal, assumido pelos governos Federal, Estaduais e Municipais, além do Distrito Federal, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Coordena as atividades no município a professora Daiana Bohrer, auxiliada pelas professoras orientadoras Emiliane Martins, Sônia Passos e Werusa Prates.

Fonte: Secretaria Municipal da Educação