19/06/2013 | Quarta-feira | 10h31

Secretaria da Agricultura sedia reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

Dentre os projetos aprovados, está o investimento de R$ 130 mil na construção de uma agroindústria de processamento mínimo

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Reunião do Conrural na Secretaria Municipal da Agricultura

Foto: João Carlos Escobar

Em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Conrural), realizada na Secretaria Municipal da Agricultura, os conselheiros Clóvis da Silva, Hugo Mendes, Jaqueline Passamani, Gilmar Bonorino e Laurentino Vieira, além de representantes da Secretaria Municipal da Agricultura, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaqui, Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará, Avazi, Irga e Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Captação de Recursos deliberaram sobre diversos temas.

O encontro começou com prestação de contas sobre o Convênio nº 127/05, referente ao antigo processo de Consulta Popular – atualmente, Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã –, onde foram aplicados recursos nos serviços de encascalhamento, patrolamento e compactação da estrada do Passo do Silvestre, além de aquisição e instalação de tubos, aquisição de combustível e confecção de bueiros. Após alguns questionamentos, a prestação de contas foi aprovada por unanimidade.

Em seguida, foi sugerida a aplicação de R$ 86.750,00, oriundo da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, na aquisição de caminhão equipado com baú isotérmico adesivado, que será de uso exclusivo da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itaqui (Apafi). A sugestão foi aceita pelos conselheiros.

Também foi proposta a utilização de R$ 283.565,00 na compra de trator agrícola, carreta basculante, plaina traseira, grade hidráulica, guincho (carregador) traseiro, arado fixo (três discos), enxada rotativa encanteiradora, sulcador (duas linhas), distribuidor centrífugo (600 litros), microtrator encanteirador e caminhão equipado com carroceria de madeira. Os equipamentos fazem parte do projeto Assistência Técnica do Escritório para o Campo, que será cadastrado no Portal dos Convênios (Siconv) do Governo Federal, para posterior obtenção de emenda parlamentar. A proposta também obteve aprovação unânime dos presentes.

Por fim, foi colocado para apreciação recurso de R$ 130 mil, oriundo do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã de 2012. A verba, da área do Desenvolvimento Rural, será investida na construção de uma agroindústria de processamento mínimo, que será instalada na Granja Municipal, onde, no momento, está sendo realizada terraplanagem.

Fonte: Secretaria Municipal da Agricultura