18/06/2013 | Terça-feira | 08h31

Unidade Avançada de Atendimento da Justiça Federal é instalada no andar térreo do Centro Administrativo II

Prefeito Gil participou do ato inaugural

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Fita inaugural da UAA é descerrada

Foto: Juliano Barbosa

No início da tarde da segunda-feira, 17, o prefeito Gil Marques Filho participou do ato inaugural da Unidade Avançada de Atendimento (UAA) da Justiça Federal, instalada no andar térreo do Centro Administrativo II.

A inauguração teve início no plenário da Câmara de Vereadores, ocasião na qual foram proferidos discursos e descerrada a placa de instalação da unidade. O encerramento ocorreu no Centro Administrativo II, quando houve o descerramento da fita inaugural e os presentes puderam conferir as instalações da UAA.

Participaram do ato, além do prefeito, o juiz federal Eduardo Picarelli, diretor do Foro da Seção Judiciária do RS (representando a presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região), o juiz federal Guilherme Beltrami, diretor do Foro da Subseção Judiciária de Uruguaiana, o juiz Antônio Carlos Tavares, diretor do Foro da Comarca de Itaqui, o vereador Éber Escobar (PDT), presidente da Câmara de Vereadores, a advogada Patrícia Lima, presidente da Subseção de Itaqui da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o capitão da Marinha Denilson Pinto, comandante da Delegacia Fluvial de Uruguaiana, entre outros vereadores, secretários municipais, advogados e serventuários da Justiça.

– Isso não estaria acontecendo se lá no passado não tivesse sido doado para o Estado o terreno para construção do antigo Foro, onde hoje funciona o Centro Administrativo II, ou seja, essa parceria com as esferas da Justiça vem de muito antes, o que é benéfico para o município – lembrou o prefeito em seu discurso.

A definição para instalação da UAA em Itaqui ocorreu há um mês, exatamente no dia 16 de maio, quando estiveram reunidos com o prefeito, em seu gabinete, o juiz federal Guilherme Beltrami, a presidente da OAB Itaqui, Patrícia Lima, o secretário municipal de Relações Institucionais, Hamilton Berro, e o assessor especial do Gabinete do Prefeito, Isaac Mendel.

Naquela ocasião, ficou definida a cedência, por parte da prefeitura, de uma sala no Centro Administrativo II para o funcionamento da unidade jurisdicional, assim como a cedência de dois servidores municipais – um já foi cedido. Cabe ressaltar que a Justiça Federal disponibilizou todo o suporte necessário restante.

– Meu agradecimento, senhor prefeito, ao seu empenho e desprendimento para, em tão curto espaço de tempo, nos viabilizar a instalação dessa Unidade Avançada de Atendimento – falou o juiz federal Eduardo Picarelli.

A UAA constitui-se em uma estrutura de atendimento presencial para partes e procuradores e de realização de audiências a distância ou de modo presencial, sendo nestas realizados atendimentos que exijam a presença das partes, como a emissão de certidões, perícias médicas, atendimento ao público em geral e cadastramento de partes e advogados no processo eletrônico.

A Unidade Avançada de Atendimento funcionará das 11h às 19h.

<<   |   >>