31/07/2013 | Quarta-feira | 11h20

Gil e Celso recebem a visita do deputado federal José Stédile

Parlamentar gaúcho, que também participou da abertura da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, na Câmara de Vereadores, anunciou R$ 500 mil para Itaqui

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Gil (D) lê os documentos sobre as emendas ao lado do deputado Stédile. Em pé, o vice-prefeito Celso

Foto: Juliano Barbosa

O deputado federal José Stédile (PSB-RS) foi recebido, no início da manhã desta quarta-feira, 31, na prefeitura, pelo prefeito Gil Marques Filho e o vice-prefeito Celso de Moraes Pinto. Na ocasião, o deputado anunciou a liberação para Itaqui de duas emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2013 de sua autoria. A primeira delas, de R$ 250 mil, é para apoio ao pequeno e médio produtor agropecuário, e será aplicada no Projeto Fomentando a Agricultura Familiar, da Secretaria Municipal da Agricultura.

Conforme consta no projeto, o montante será investido da seguinte forma: R$ 167 mil na aquisição de um caminhão equipado com climatizador na cabine, cabine suplementar para oito passageiros, carroceria de madeira (grade baixa) com arcos na altura da cabine e lona com 4,4 metros de comprimento; R$ 4.367,37 na aquisição de 156 caixas plásticas, com capacidade de 46 litros; R$ 28.243,00 na aquisição de um microtrator encanteirador; R$ 8,5 mil na aquisição de um reboque para carro, com capacidade mínima para transporte de 700 kg; R$ 40 mil na aquisição de uma caminhonete zero quilômetro, equipada com puxador e tomada, e R$ 1.650,00 na aquisição de 15 mesas quadradas de PVC.

A segunda emenda, também de R$ 250 mil, será utilizada na construção da 'Casa Dia do Idoso', que será uma espécie de centro de referência no atendimento e desenvolvimento de ações e políticas públicas voltadas ao bem-estar dos idosos itaquienses.

– O deputado não recebeu um único voto em Itaqui e acaba de nos trazer R$ 500 mil em emendas de sua autoria. Tem deputado que recebe um monte de votos aqui e não traz um centavo sequer para Itaqui – disse Gil.

– Eu não sou deputado de uma região ou de determinados municípios. Sou deputado do Rio Grande do Sul – devolveu Stédile.

Durante o encontro, ocorrido no gabinete do prefeito, também estiveram presentes os secretários municipais Oneide Machado (Agricultura), Ana Cabreira (Administração) e Ricardo Cabreira (Indústria, Comércio e Turismo), os substitutos Clóvis da Silva (Agricultura) e Rafael Veiga (Relações Comunitárias, Defesa Social e Cidadania), e o vereador Sandro Veiga.

2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Logo após a reunião na prefeitura, Gil, Celso e Stédile foram participar da abertura da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece durante todo o dia, no plenário da Câmara de Vereadores. Realizada pelo Conselho Municipal do Idoso, a conferência tem como tema 'Pessoa Idosa e o Protagonismo nas Transformações Sociais'.

– Itaqui deve sentir orgulho por ter um conselho (Conselho Municipal do Idoso) forte, bem estruturado e atuante. Aqui, nós valorizamos os idosos – destacou o prefeito.

Segundo consta no material de divulgação do evento, a conferência tem como principal objetivo proporcionar a reflexão, discussão e avaliação das políticas públicas, dos espaços de participação e da forma como vem sendo realizada a gestão da política de garantia dos direitos da pessoa idosa, nas áreas de assistência social, educação, saúde, transporte e acessibilidade.

Conforme a programação, ainda pela manhã seria realizada apresentação do Coral da Maior Idade de Itaqui, leitura do Regimento Interno e palestra com o coordenador estadual da Política do Idoso, Dionísio Kuchinski, que falaria sobre o tema do evento. À tarde, a programação, que se inicia às 14h, prevê o seguinte: palestra com a professora do curso de Nutrição da Unipampa, Gabriele Rockenbach, que abordará o tema 'Nutrição no envelhecimento'; trabalhos em grupos; leitura e aprovação das propostas dos grupos; escolha dos delegados que participarão da 10ª Conferência Estadual de Assistência Social, marcada para o dia 14 de setembro, em Porto Alegre, e lançamento do Fundo Municipal do Idoso (Lei Municipal nº 3.900/12 - Conta Corrente nº 04.047128.0-6 - Agência 0230 - Banrisul).

Além do prefeito, do vice-prefeito e do deputado Stédile, compuseram a mesa de abertura dos trabalhos a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Elenir Garay, o secretário municipal do Trabalho, Habitação e Assitência Social, Rivaldo Goulart, os palestrantes Dionísio e Gabriele, e os vereadores Sandro Veiga, Gislaine Brum e Éber Escobar (presidente).

<<   |   >>