01/07/2013 | Segunda-feira | 15h46

Gil e Hildebrando vistoriam obras pela cidade

Prefeito e secretário estiveram nos bairros Várzea, 24 de Maio, Chácara, Cafifas e José da Luz

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Gil e Hildebrando caminham sobre a Galeria Pluvial da Vila Mota

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho e o secretário municipal de Obras, Viação e Transportes, Hildebrando dos Santos, vistoriaram, durante a manhã desta segunda-feira, 1º, algumas obras em andamento na cidade. Primeiro, eles conferiram os serviços de encascalhamento e patrolamento já realizados nas ruas Santos Pedroso, entre as ruas Euclides Aranha e Borges do Canto, no bairro Várzea, e no cruzamento das ruas Bento Gonçalves e Uruguaiana, no bairro 24 de Maio. Em determinado trecho da Rua Rafael Pinto Bandeira, também na Várzea, máquinas trabalhavam no momento da chegada das autoridades.

– Havia cerca de 20 anos que ruas da Várzea não recebiam cascalho – disse Hildebrando.

Na sequência, eles foram conferir o asfalto colocado na Rua Dom Pedro II, na divisa dos bairros 24 de Maio e Chácara. A importante via será pavimentada até o Cemitério Municipal. O trabalho, iniciado no final da semana passada, será retomado até esta terça-feira, 2. Logo após, foi a vez da Ciclovia do Pampa, que também está sendo asfaltada no trecho que compreende a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Sepé Tiaraju. A obra vai proporcionar maior mobilidade a pedestres e ciclistas residentes na Pró-Morar, Cafifas e Chácara, interligando esses bairros ao Centro.

O prefeito e o secretário também estiveram vistoriando a obra da Galeria Pluvial da Vila Mota. Os 426 metros da galeria – cerca de três quadras do bairro Chácara – estão sendo revestidos por blocos de concreto pré-moldado em sessões de 3,0 m x 1,5 m x 1,0 m. A obra, uma parceria entre município e Corsan, atende a uma antiga reivindicação dos moradores locais que convivem diariamente com esgoto proveniente da água da chuva cruzando a céu aberto próximo a estabelecimentos comerciais e residenciais.

Por fim, Gil e Hildebrando conferiram os serviços de encascalhamento e colocação de meio-fio e boca-de-lobo no cruzamento das ruas Uruguaiana e São Francisco, no bairro Cafifas, e a instalação de tubos de esgoto e bocas-de-lobo em uma quadra da Rua Paschoal Minoggio, próxima ao GBC – Grêmio Benjamin Constant –, no bairro José da Luz.

– São muitas as demandas que temos que atender. Grande parte delas são demandas antigas, reivindicações históricas da comunidade, como a galeria dos Mota (Galeria Pluvial da Vila Mota), por exemplo. O que governos passados não fizeram, nós estamos fazendo, com cautela e planejamento – ressaltou o prefeito, que pretende fazer essas vistorias com mais frequência.

Em todos os locais por onde passaram, Gil e Hildebrando conversaram com moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais.

<<   |   >>