24/07/2013 | Quarta-feira | 11h26

Itaqui adere ao Programa Mais Médicos

Seis profissionais da área já aderiram a chamada do programa para atuar na Rede Pública de Saúde do município

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Governo Federal apresenta detalhes do programa para centenas de gestoras e gestores municipais do RS

Foto: Isabel Clavelin/SPM

O prefeito Gil Marques Filho e a secretária municipal da Saúde, Eliane Goulart, participaram, nesta terça-feira, 23, em Porto Alegre, da Oficina Estadual de Mobilização de Adesão dos Municípios ao Programa Mais Médicos, que integra o Pacto pela Saúde, e prevê a expansão e a aceleração de investimentos por mais e melhores hospitais e unidades de saúde.

O evento, realizado das 8h30min às 17h, no espaço do Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, localizado no Auditório Master do Hotel Plaza São Rafael, contou com as presenças da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, da presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, dos secretários do RS, Ciro Simoni (Saúde) e Ariane Leitão (Políticas para as Mulheres), do secretário da Saúde de Porto Alegre, Carlos Carsatelli, e do presidente do Conselho dos Secretários de Saúde do RS, Arilson Cardoso.

Uma das ações do Programa Mais Médicos, lançado na semana passada pela presidente Dilma Rousseff, é a chamada de médicos para atuação na Atenção Básica da Rede Pública de Saúde, principalmente nos municípios do interior e em parcerias de grandes cidades, onde há escassez desses profissionais. Os médicos que atenderem a chamada receberão do Ministério da Saúde uma bolsa federal de R$ 10 mil e ainda terão acompanhamento de supervisão de instituições públicas de ensino. Para o Rio Grande do Sul, estão previstos seis polos: Passo Fundo, Santa Maria, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre. Ao todo, serão disponibilizadas 1.520 novas vagas nas faculdades e 838 vagas de residência mediante adesões das universidades por meio de editais públicos. A abertura de novas vagas estará em consonância com a necessidade avaliada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa tem duração de três anos.

Segundo o prefeito Gil e a secretária Eliane, Itaqui aderiu ao Mais Médicos e seis profissionais da área já aderiram a chamada do programa para atuar na Rede Pública de Saúde do município.