05/07/2013 | Sexta-feira | 15h50

Reunião entre prefeitura e empresa de transporte público coletivo define melhoria na venda de passagens para estudantes e reativação da linha Centro/Unipampa

Demais adequações terão prazo de 90 dias para serem realizadas

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Representantes do Executivo e proprietário da empresa durante a reunião

Foto: Juliano Barbosa

Depois de se reunir na quinta-feira, 4, com representantes do Movimento Vem Pra Rua, Itaqui, que reivindicam melhorias no transporte público coletivo, hoje, 5, foi a vez do prefeito Gil Marques Filho receber o proprietário da Gioda & Cremonte – empresa responsável pela prestação do serviço em Itaqui –, Edmundo Gioda.

Durante a reunião, ocorrida no final da manhã, no gabinete do prefeito, Gil expôs ao empresário o descontentamento dos usuários, principalmente dos alunos da Unipampa, com relação ao serviço prestado. O chefe do Executivo deixou bem claro que os manifestantes afirmam que as reivindicações não têm somente caráter estudantil, mas que visam atingir todos os usuários do transporte coletivo.

Gil, inclusive, citou o que os manifestantes consideram que tem de ser melhorado no transporte, como maior segurança e conforto nos ônibus, condições mecânicas ideais para a trafegabilidade, maior profissionalismo dos funcionários da empresa, existência de uma sede comercial com o propósito de atendimento ao público, implantação de linhas que abranjam toda a cidade, tempo de espera entre um ônibus e outro mais curto, reativação da linha Centro/Unipampa, mais linhas circulando durante a noite e nos finais de semana, entre outros pontos levantados.

– Tu achas que tem a possibilidade de melhorar o serviço, fazendo essas adequações, em um prazo de 90 dias? – perguntou o prefeito.

Gioda foi taxativo na resposta:

– Sim, tenho.

Gil devolveu:

– Não quero ter de fazer nova licitação. Vou te dar um crédito. O que estamos fazendo aqui é reiniciando uma relação que esperamos que daqui pra frente seja boa, sem sobressaltos. Os usuários merecem um transporte eficiente e de qualidade.

Duas questões, consideradas importantes, foram definidas durante a reunião: a primeira delas é sobre a venda de passagens para os alunos da Unipampa. Gioda se comprometeu em montar um ponto de venda de bilhetes, mediante apresentação da carteira de estudante, no campus universitário. Esse ponto funcionará somente na primeira semana de cada mês. Após esse período, a venda ocorrerá no escritório da empresa, localizado na Rua João Dubal Goulart, no Centro. O empresário, inclusive, se dispôs a mantê-lo aberto durante os dias úteis, em horário comercial, para atender o público.

A segunda questão diz respeito à reativação da linha Centro/Unipampa. Segundo Gioda, até o próximo dia 15 a linha entrará em funcionamento.

Em breve, um link será disponibilizado aqui no site da prefeitura com informações sobre o serviço, tais como: linhas de ônibus existentes, horários e dias de funcionamento, itinerários, entre outras.

Também participaram da reunião a secretária municipal da Fazenda, Sandra Krahn, os assessores municipais José Antônio Maciel (Mobilidade Urbana) Isaac Mendel (Especial de Gabinete) e Lia Mondadori (Procuradoria), além do diretor da Divisão de Trânsito (Ditran), Anael dos Santos.