01/07/2013 | Segunda-feira | 09h23

Secretário de Obras busca parceria com Uruguaiana para atender demanda de asfalto da cidade

Município vizinho possui usina de produção de asfalto. Assunto foi discutido com o prefeito Schneider

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Da esq. pra dir.: Schneider, Hamilton, Hildebrando e Rafael conversam sobre o possível consórcio entre os municípios

Foto: Divulgação/Sec. Mun. Obras, Viação e Transportes

O secretário municipal de Obras, Viação e Transportes, Hildebrando dos Santos, reuniu-se nesta última semana, em Uruguaiana, com o prefeito da cidade vizinha, Luiz Augusto Schneider. Durante o encontro, Hildebrando propôs a Schneider uma parceria entre os municípios que funcionaria da seguinte forma: Itaqui forneceria a matéria prima, como areia e brita, por exemplo, e Uruguaiana, por meio de sua Usina de Asfalto, forneceria a massa asfáltica necessária para pavimentação de ruas em Itaqui.

Desta forma, o município poderia planejar melhor a execução desse serviço, trabalhando com rapidez e eficiência no asfaltamento de ruas de diversos bairros, beneficiando um maior número de moradores possível – destacou Hildebrando durante a reunião, que também contou com as presenças do secretário municipal de Relações Institucionais e Captação de Recursos de Itaqui, Hamilton Berro, e do vereador de Uruguaiana, Rafael Alves (PSDB).

Segundo Hildebrando, a parceria, que pode se tornar realidade através da efetivação de um consórcio entre os municípios – Schneider é favorável à parceria –, depende agora de Itaqui. Para tanto, basta ser verificada a viabilidade jurídica e econômica do consórcio, o que, segundo o secretário Hamilton Berro, já está sendo providenciado.

O consórcio seria importante para ambos os municípios, e representaria para Itaqui um grande avanço na mobilidade urbana – disse ele.