14/08/2013 | Quarta-feira | 12h40

Concluídos processos licitatórios relacionados a resíduos sólidos

Um deles é sobre estação de transbordo, remediação de áreas degradadas e construção e operação de usina de triagem e compostagem

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Aterro Municipal será todo cercado

Foto: Juliano Barbosa/Arquivo Ascom PMI

A Secretaria Municipal da Fazenda, através do Setor de Licitações, concluiu processo licitatório de Tomada de Preço (Edital n° 09/2013) para contratação de empresa para elaboração de 'Projetos Executivos de Estação de Transbordo, Remediação de Áreas Degradadas e Construção e Operação de Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos'.

E a vencedora foi a empresa Dasa Engenharia Ltda., da cidade gaúcha de Progresso. A prefeitura pagará à empresa R$ 74.890,00, divididos da seguinte forma: Projeto Executivo de Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos Urbanos (R$ 30 mil); Projeto Executivo de Remediação de Áreas Degradadas pela Disposição de Resíduos Sólidos Urbanos (R$ 25 mil), e Projeto Executivo de Construção e Operação de Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos (R$ 19.890,00).

Os projetos deverão ser iniciados em até 30 dias após a assinatura do contrato e entregues ao município, com as respectivas licenças ambientais, em até seis meses do início de sua elaboração. Conforme a cláusula primeira do contrato, o gestor do mesmo será o secretário municipal de Obras, Hildebrando dos Santos.

Cercamento do Aterro Municipal

Já em relação ao 'Cercamento do Aterro Municipal com Fornecimento dos Materiais Necessários', a empresa vencedora desse processo licitatório de Tomada de Preço (Edital n° 08/2013) foi a alegretense Lara & Rates Ltda., a quem a prefeitura pagará pela execução do serviço R$ 61.954,76.

A obra deverá ser iniciada em até 15 dias a partir da ordem de serviço que será emitida pela Secretaria Municipal de Obras e assinada pelo gestor do contrato, conforme a cláusula primeira do mesmo, o secretário Hildebrando. A conclusão deverá ocorrer em no máximo 60 dias após a emissão da ordem de serviço.

– Isso demonstra o quanto estamos preocupados com a questão ambiental e de saúde dos itaquienses – disse o prefeito Gil Marques Filho logo após ser comunicado sobre a conclusão dos processos, na manhã desta quarta-feira, 14.

Cooperativa de catadores

No final desta manhã, durante reunião com o secretário municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Rivaldo Goulart, e com o proprietário da Ansus Coleta de Resíduos, Elton Tomazetti, responsável pela coleta e transporte dos resíduos sólidos gerados em Itaqui para o Aterro Sanitário de Giruá, distante 300 km, mais uma vez discutiu-se a necessidade da criação de uma cooperativa de catadores.

Na ocasião, Gil solicitou apoio a Tomazetti na estruturação da cooperativa, já que o empresário tem experiência suficiente para prestar sua colaboração. Ele, inclusive, após se colocar à disposição, convidou o secretário Rivaldo a fazer uma visita a Dom Pedrito, na região da Campanha, onde, segundo Tomazetti, os catadores trabalham de forma cooperada.

– Dom Pedrito se assemelha muito a Itaqui no tamanho, no número de habitantes e de toneladas de resíduos sólidos gerados a cada mês (Itaqui gera cerca de 500 toneladas/mês de resíduos sólidos). E lá, a cooperativa tem funcionado muito bem. Vamos visitar Dom Pedrito qualquer hora dessas – convidou o empresário.