12/08/2013 | Segunda-feira | 10h23

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Coral se apresenta no Prezewodowski

Foto: Juliano Barbosa

O Setor Municipal de Cultura e os Amigos da Cultura, através do Projeto Musicultura, trouxeram a Itaqui, no sábado, 10, o Coral Santa Cecília, da cidade de Santo Cristo, localizada na região Noroeste do Estado. A apresentação, que ocorreu no Theatro Prezewodowski, teve entrada franca.

Antes da principal atração da noite, subiu ao palco da tradicional casa de espetáculos o violonista são-borjense, Jefferson Milder, que tocou clásssicos como 'Over the Rainbow' (E.Y. Harburg e Harold Arlen) – interpretada pela atriz Judy Garland durante o filme 'O Mágico de Oz' (1939) – e 'Can't Help Falling in Love', de Elvis Presley. Logo após, foi a vez do itaquiense Róis Aguiar & Parceria interpretar sucessos da MPB.

Feita a abertura, o Coral Santa Cecília tomou conta do palco, para intenso aplauso da plateia. Realizadas as saudações e agradecimentos, o maestro Guido Stein convocou a todos para entoar o Hino Riograndense, puxado pelas vozes do coral. Na sequência, vieram mais 17 interpretações de variados ritmos e sucessos musicais, como a música símbolo do RS 'Céu, Sol, Sul, Terra e Cor' (Jader Moreci Teixeira, mais conhecido como Leonardo), o hino tradicional protestante 'Amazing Grace' (John Newton), a famosa 'Va, pensiero' (da ópera Nabucodonosor, de Giuseppe Verdi), entre outras, como 'Nuvem Branquinha' (Sérgio Reis) e 'Os Cardeais' (César Passarinho).

– Vocês estão de parabéns. É difícil encontrar uma plateia tão comportada como essa em uma apresentação de coral. Nota 10! – elogiou um dos componentes do Santa Cecília ao final da apresentação.

Entre os presentes, estavam o prefeito Gil Marques Filho, a primeira-dama Adília Marques e a coordenadora do Setor Municipal de Cultura, Martha Luzia Delgado.

– Tivemos uma agradável noite aqui no teatro. O coral é maravilhoso! Tenho a certeza que todos ficaram encantados, inclusive com as apresentações de abertura, que também contribuiram para o sucesso do evento – disse a coordenadora Martha.

O Coral

Fundado em 1915 como Coral Santa Cecília, somente em setembro de 1987, com 30 sócios efetivos, foi oficializada como personalidade jurídica Sociedade Cultural Santa Cecília. Constituída como entidade filantrópica, tem como objetivo promover manifestações de cunho cultural através do canto folclórico, sacro e popular.

Formado exclusivamente por 32 vozes masculinas, o que o diferencia dos demais, e sob a regência, desde 1974, do autodidata em música, Guido Stein, o Coral Santa Cecília se apresentou em muitas localidades, participando de encontros de corais e eventos culturais e religiosos, levando a cultura de Santo Cristo para os mais distantes rincões do Rio Grande do Sul, Santa Cataria, Paraná e Argentina.

Já gravou dois CD's, o primeiro em 1999 e o segundo em 2003. Sua história também está registrada em DVD desde 2007 (fonte: Sociedade Cultural Santa Cecília).

<<   |   >>