09/08/2013 | Sexta-feira | 12h39

Cosfa lança Programação Oficial da Semana Farroupilha 2013

Ato de lançamento ocorreu na manhã desta sexta, 9, no gabinete do prefeito

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Autoridades do município, membros da Cosfa, peão farroupilha e prendas do município posam para foto após o lançamento da programação oficial

Foto: Juliano Barbosa

A Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa) realizou, na manhã desta sexta-feira, 9, no gabinete do prefeito, ato de lançamento da Programação Oficial da Semana Farroupilha 2013. O evento teve apresentação do coordenador da Cosfa, Márcio de Barros, e contou com as presenças dos demais integrantes da comissão, do Peão Farroupilha, Dionatan Costa, da Prenda do Município, Isabela Dias, da 3ª Prenda do Município, Paula Siqueira, do prefeito Gil Marques Filho, do secretário municipal de Esporte, Cultura e Lazer, José Airton Garcia, e dos vereadores Éber Escobar (presidente do Legislativo) e Sandro Veiga.

Chama, Semana Farroupilha, desfiles e premiação

Às 11h da terça-feira, 10 de setembro, será realizada a abertura oficial da Chama Crioula 2013, que tem como sede a Fazenda Ipê (hospedeira da chama), distante 74 km da cidade. No dia 14 de setembro, às 17h, no Parcão, acontece a solenidade de abertura da Semana Farroupilha 2013. O tema desse ano é 'O Rio Grande do Sul no Imaginário Social'.

Já os desfiles das entidades tradicionalistas, no feriado de 20 de Setembro, iniciam às 9h, na Rua Dom Pedro II (quadra do Parcão). O Troféu Manoelito de Ornellas, a premiação em dinheiro e os certificados de participação na condução da Chama Crioula (da Fazenda Ipê até o Parcão, nos dias 12, 13 e 14 de setembro) serão entregues no dia 27 do mesmo mês, às 20h, durante solenidade no Theatro Prezewodowski.

Baile Municipal

No último sábado, 3, no CTG Rincão da Cruz, a Cosfa realizou a 2ª Edição do Baile Municipal Tradicionalista, que contou com excelente público e show musical do grupo itaquiense Balanço da Fronteira. Na ocasião, foram entregues as faixas e brasões aos novos peões e prendas do município para a gestão 2013/14. O evento também integra a programação oficial.

Itaqui, sede da 3ª RT na distribuição da Chama do RS

Um dia depois, no domingo, 4, durante o 135º Encontro Regional de Patrões da 3ª Região Tradicionalista (3ª RT), realizado em Porto Xavier, Itaqui foi escolhido para ser a sede da 3ª RT na distribuição das centelhas da Chama Crioula do Estado em 2014. Na oportunidade, o município estará celebrando os 35 anos da sua Chama Crioula.

13ª Cavalgada

Vale lembrar que entre os dias 26, 27 e 28 de julho, foi realizada a 13ª Cavalgada da Mulher Gaúcha de Itaqui, outro evento integrante da programação oficial. Essa edição teve como sede o Bailão do Sorriso, totalizando um percurso de 44 km (ida e volta). Ao todo, participaram 80 cavalarianas. A tradicionalista homenageada foi a senhora Claudina Silveira.

16ª Casilha

Também fazendo parte da programação oficial desse ano, a Casilha da Canção Farrapa chega a sua 16ª edição. Tradicional festival da música nativista, onde os grupos participantes cantam a cultura riograndense e a histórica Revolução Farroupilha (1835-1845), a Casilha está marcada para os dias 30 e 31 de agosto, e 1º de setembro, no Theatro Prezewodowski.

Cosfa no Facebook

A Comissão Organizadora da Semana Farroupilha também está nas redes sociais. A Cosfa mantém uma página atualizada de suas atividades no Facebook. Lá, o internauta encontra diversas informações, fotos e a Programação Oficial da Semana Farroupilha 2013. O endereço é www.facebook.com/itaquicosfa.