01/08/2013 | Quinta-feira | 11h55

Prefeitura quer parceria da Ansus para montagem de usina de reciclagem

Ideia foi passada ao proprietário da empresa durante reunião com catadores

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito, vice e secretários durante reunião com 13 catadores que atuam no lixão

Foto: Juliano Barbosa

A criação de uma cooperativa de catadores começa a tomar forma. Segundo o secretário municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Rivaldo Goulart, os catadores que trabalham no lixão estão receptivos à ideia e dispostos a trabalhar de forma cooperada.

A declaração do secretário foi feita durante reunião ocorrida no final da manhã desta quinta-feira, 1º, no gabinete do prefeito, e que também contou com as presenças do prefeito Gil Marques Filho, do vice-prefeito Celso de Moraes Pinto, do secretário municipal de Serviços Urbanos, Valdir Fontela, e de 13 catadores que atuam no lixão.

Em contato telefônico com o proprietário da Ansus Coleta de Resíduos, Elton Tomazetti, empresa responsável pela coleta e transporte do lixo gerado em Itaqui para o aterro sanitário de Giruá, distante 300 km, Gil expôs o assunto e solicitou uma reunião entre empresa, prefeitura e catadores. A ideia, conforme o prefeito, é que a Ansus seja parceira na montagem de uma usina de reciclagem no município, como já havia sido ventilado. O secretário Rivaldo também falou ao telefone com o proprietário da empresa e, segundo ele, a reunião poderá ocorrer na próxima semana.

Sobre os catadores que trabalham na rua, Gil informou que uma reunião com eles, para tratar do assunto, está sendo providenciada. A dificuldade maior é administrar a falta de relacionamento entre os dois grupos de catadores.