11/09/2013 | Quarta-feira | 10h22

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Secretário Oneide (D) fala sobre o projeto

Foto: Juliano Barbosa

A Secretaria Municipal da Agricultura realizou, no início da manhã desta quarta-feira, 11, na Granja Municipal, seguido de um café campeiro, apresentação do Projeto da Agroindústria de Processamento Mínimo. A apresentação ficou a cargo do técnico agrícola Ivan Ananias. Ainda usaram a palavra o secretário municipal da Agricultura, Oneide Machado, que também expôs detalhes do projeto, e o prefeito Gil Marques Filho, que comemorou a iniciativa da Secretaria.

Também estiveram presentes o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Hugo Mendes, a secretária administrativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaqui, Jaqueline Passamani, o presidente da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itaqui (Apafi), Antônio Ricardo Nascimento, a professora da Unipampa, Luciana Ethur – estes, componentes do Grupo Administrativo da Agroindústria de Processamento Mínimo –, a secretária da Agricultura de Barra do Quaraí, Vani Silveira, além de secretários, substitutos e assessores municipais, vereadores, representante do Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará e funcionários da Secretaria Municipal da Agricultura.

O jornalista Dileu Fernandes apresentou o programa Cruzeiro Repórter, da Rádio Cruzeiro do Sul, direto do local. O repórter Valbran Borges, da Rádio Liberdade, também marcou presença.

O projeto

Segundo o secretário Oneide, o Projeto da Agroindústria de Processamento Mínimo tem como objetivo incrementar a renda do produtor, evitar o êxodo rural, diversificar o plantio e aumentar a porcentagem de alimentos destinados às escolas municipais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Com a implantação da agroindústria, produtores familiares do Itaó, Curuçu, Passo da Cachoeira e demais localidades do interior do município terão um local apropriado para armazenamento (câmara fria) e beneficiamento dos alimentos, para posterior transporte até as escolas e mercados da cidade. A iniciativa beneficiará cerca de 400 famílias que tiram do campo seu sustento.

Vale lembrar que Oneide, durante a Expointer 2013, entregou ao secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, o projeto da agroindústria que, segundo ele, será analisado em breve para posterior liberação dos recursos (o montante que cabe ao Estado).

A agroindústria

A Agroindústria de Processamento Mínimo beneficiará mandioca, moranga, repolho, pimentão e figo, produzidos nas localidades acima mencionadas, e que serão embalados a vácuo. Também serão produzidos kits de sopa, igualmente embalados a vácuo.

O prédio será erguido na Granja Municipal e terá área construída de 77,61 m². A obra custará R$ 192 mil, sendo que R$ 32.285,70 virão do Processo de Participação Popular e Cidadã de 2011 e R$ 159.714,30 de contrapartida da prefeitura – a Câmara de Vereadores está disponibilizando R$ 90 mil. Para aquisição dos materiais e equipamentos, serão necessários R$ 120 mil – R$ 100 mil virão do Processo de Participação Popular e Cidadã de 2011 e R$ 20 mil dos cofres do município.

<<   |   >>