17/09/2013 | Terça-feira | 10h10

Indústria, Comércio e Turismo alcança a marca de mais de R$ 60 mil em créditos aprovados dentro do Programa Gaúcho de Microcrédito

Programa do governo gaúcho é executado em Itaqui há somente três meses

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Ato de lançamento do Programa Gaúcho de Microcrédito em Itaqui, realizado no último dia 18 de junho, e que contou com a presença do prefeito Gil Marques Filho (3º, da dir. pra esq.)

Foto: Juliano Barbosa/Arquivo Ascom PMI

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo alcançou a marca, registrada até o último dia 11, de R$ 63.349,23 em créditos aprovados dentro do Programa Gaúcho de Microcrédito, três meses após o lançamento do programa em Itaqui. Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Cabreira, o valor alcançado é resultado de 21 solicitações de crédito aprovadas durante o período, com média de R$ 3.016,63 por crédito.

– O resultado é fruto do trabalho incansável de nossos agentes, que visitam diariamente, em todos os bairros da cidade, pequenos empreendedores – destaca Ricardo.

Os agentes Gilsemar e Deize, inclusive, receberam, via e-mail, os parabéns da Imembuí Microfinanças, de Santa Maria – uma das executoras do programa em Itaqui junto com o Banrisul e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo –, pela forma como têm divulgado o programa.

O Programa Gaúcho de Microcrédito é uma iniciativa do governo do Estado, em conjunto com o Banrisul. Coordenado pela Secretaria Estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), o programa tem como objetivo oferecer financiamento simples e rápido, uma alternativa de crédito para pessoas físicas e jurídicas que desejam ampliar ou investir no seu pequeno negócio e não têm acesso ao sistema bancário tradicional.

Podem se beneficiar do programa donos de pequenos negócios (formais ou informais), individuais ou em grupo solidário, geridos por maiores de 18 anos ou que, comprovadamente, demonstrem formação técnica para o desempenho da sua atividade, seja na indústria, no comércio ou em serviços. Para tanto, basta apresentar identidade, CPF e comprovante de residência no ato de solicitação do crédito. O limite mínimo é de R$ 100,00 e o máximo é de R$ 15 mil, com prazo em até 24 meses para pagar. Os juros são de 0,64% ao mês (8% ao ano).

Maiores informações na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Rua Independência, 306 - Centro Administrativo II), também pelo (55) 3433-2626, ramais 308 e 309, ou ainda através do indtur@itaqui.rs.gov.br. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Parceria com o Jockey Clube

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, por meio de uma parceria com o Jockey Clube de Itaqui, realiza esta semana serviços de manutenção no local. Segundo o secretário Ricardo, estão sendo revistas as partes hidráulica e elétrica da sede, assim como limpeza e pequenos reparos na pista de corrida de cavalos.

– Buscamos parceria com outras secretarias e setores da administração municipal para a execução dos serviços – explica o secretário.

No próximo domingo, 22, em comemoração à Semana Farroupilha, acontece no local uma grande penca.