23/09/2013 | Segunda-feira | 09h59

Piquete José de Almeida Carpes vence o desfile farroupilha e conquista seu sétimo título

Espora do Rio Grande termina em segundo. Semana Farroupilha é encerrada com entrega de uma centelha da Chama ao próximo hospedeiro

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Luis Lourenço Vargas, do Piquete José de Almeida Carpes

Foto: Juliano Barbosa

Entre as entidades tradicionalistas concorrentes, o Piquete José de Almeida Carpes sagrou-se o campeão do desfile farroupilha, realizado na última sexta-feira, 20 (aniversário da Revolução Farroupilha/1835-1845), na Rua Dom Pedro II, entre as ruas Felipe Nery de Aguiar e 20 de Setembro. Com a conquista, o piquete chegou ao seu sétimo título. Em segundo lugar ficou o Piquete Espora do Rio Grande, em terceiro o Piquete Estouro de Tropa, em quarto o Piquete Mula Preta, em quinto o Grupo de Arte e Dança Folclórica Desperta Rio Grande e em sexto lugar o Piquete Da Amizade. Ao todo, entre CTGs e piquetes, 23 entidades participaram do desfile, assistido por milhares de itaquienses que vibraram e se encantaram com a qualidade das apresentações.

Organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer e pela Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa) 2012/13, o desfile marcou o encerramento da Semana Farroupilha 2013, que teve como tema O Rio Grande do Sul no Imaginário Social e como hospedeira da Chama Crioula do Município a Fazenda Ipê, de propriedade de Luis Osório Carpes de Souza.

Pela parte da tarde, no Monumento do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho –, localizado no Parque Comendador Firmino (Parcão), uma centelha da Chama foi entregue pelo Peão Farroupilha 2013, Dionatan Costa, ao próximo hospedeiro, o sr. Jone Silveira, proprietário da Fazenda Santa Rita – a Chama Crioula do Município completou, este ano, 34 anos acesa permanentemente. Na ocasião, também foram arriadas as bandeiras do Brasil, do RS, de Itaqui e do MTG, executados os hinos Nacional e Riograndense, extinta a Chama do Candeeiro Crioulo pelo coordenador da Cosfa 2012/13, Márcio Barros, entregues troféus às entidades tradicionalistas participantes do desfile, anunciada a ordem de classificação das entidades concorrentes e realizada manifestação do vereador Éber Escobar, presidente do Legislativo.

Já o Troféu Manoelito de Ornellas, a premiação em dinheiro e os certificados de participação na condução da Chama Crioula (da Fazenda Ipê até ao Monumento do MTG) serão entregues na próxima sexta-feira, 27, às 20h, no Theatro Prezewodowski. Confira, abaixo, a pontuação recebida pelas entidades tradicionalistas concorrentes no desfile farroupilha, avaliadas pelos jurados Paulo César Limas, Clademir Escobar, Ataídes Assis, Sérgio Silveira, Marcus Gavião, Caiubi Bonetti, Orion de Lara Acosta, Nilton da Silva e Amadeu da Rosa:

1º- Piquete José de Almeida Carpes (3.343 pontos)
2º- Piquete Espora do Rio Grande (2.384 pontos)
3º- Piquete Estouro de Tropa (1.591 pontos)
4º- Piquete Mula Preta (1.498 pontos)
5º- Grupo de Arte e Dança Folclórica Desperta Rio Grande (1.056 pontos)
6º- Piquete Da Amizade (986 pontos)

*Veja mais fotos no Álbum de Imagens

<<   |   >>